Na literatura, o folclore brasileiro tem longa tradição
Foto: Divulgação

Quando o assunto são as lendas e os mitos brasileiros, não faltam histórias intrigantes para despertar a curiosidade. Muito dessa cultura tem forte apelo popular, especialmente na região Norte do país, onde o folclore está enraizado no cotidiano de muitas pessoas — principalmente daquelas que vivem em regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Ao andar por cidades como Araguaína, por exemplo, é comum ouvir contos e relatos que mexem com o imaginário popular. E não é à toa: o folclore brasileiro é uma fonte inesgotável de inspiração para obras e projetos do mundo do entretenimento.

Das telas aos livros e aos jogos: o folclore em destaque

Em fevereiro de 2021, a Netflix lançou a série Cidade Invisível. Com duas temporadas e 12 episódios, a produção conta com atores de renome, como Alessandra Negrini e Marco Pigossi, e narra a história de um policial ambiental que, após a morte da esposa durante um incêndio na floresta, descobre criaturas místicas vivendo entre os humanos. Na trama escrita por Carlos Saldanha, figuras do folclore nacional como o Boto-cor-de-rosa, Saci-pererê, Curupira e muitos outros, ganham vida.

Ainda no universo audiovisual, o filme Curupira — o Demônio da Floresta (2021) também se destaca. O longa-metragem retrata um grupo de seis pessoas que, ao acampar em uma floresta, se vê perseguido por uma criatura desconhecida. Somente um velho caçador é capaz de ajudá-los a sair desta enrascada. 

Os estúdios de games também exploram o suspense, os mistérios e as incertezas que esses elementos provocam nos jogadores ao desenvolverem seus títulos. Em Folclore BR: O Bicho Tá Solto, produzido pela Behold Studios, os jogadores controlam avatares de personagens como Saci-Pererê, Iara, Boitatá e Curupira.

Até mesmo os cassinos online encontram formas de valorizar elementos tipicamente da cultura brasileira. Um exemplo disso é o jogo Jeitinho Brasileiro, um slot que reúne símbolos culturais do país tropical. É comum encontrar promoções que oferecem aposta grátis, permitindo que os usuários conheçam novos jogos sem custo, apenas por diversão, o que proporciona uma experiência leve e acessível.

Já na literatura, o folclore brasileiro tem longa tradição. Entre os títulos mais marcantes estão Macunaíma (1928), de Mário de Andrade, e Visagens e Assombrações de Belém (1988), de Walcyr Monteiro — ambos explorando personagens e narrativas tradicionais sob diferentes perspectivas.

Dia do Folclore

Para os interessados em lendas e histórias folclóricas brasileiras, 22 de agosto é uma data especial. Nesse dia, comemora-se o Dia do Folclore. Durante o mês, não faltam atrações e festivais culturais que apresentam elementos folclóricos.

Entre os dias 12 e 15 de agosto, acontece a Cavalhada na cidade de Taguatinga, a 445 km da capital, Palmas. Durante o tradicional evento, que é uma espécie de teatro ao ar livre, são recriadas tradições coloniais e folclóricas por meio de apresentações artísticas e musicais.

A Cavalhada atrai de 10 a 15 mil espectadores por dia. É uma grande oportunidade para as pessoas se conectarem com a cultura brasileira e com seus antepassados e de vivenciar o folclore de maneira viva e comunitária.