Fernando Almeida
Levantamento da Folha de São Paulo publicado nesta sexta-feira (05) mostra que nos 27 estados da federação, há 18 governadores que disputam a reeleição e 06 deles estão em primeiro lugar nas pesquisas. Porém apenas 2 devem garantir a vaga no primeiro turno, levando em consideração as intenções de voto.
A Folha cita que a reeleição do Governador do Tocantins, Sandoval Cardoso (SD), está praticamente perdida. Isso pelo fato do adversário (Marcelo Miranda) está em posição de vencer já no primeiro turno.
Em outros três estados, segundo a reportagem, o panorama é o mesmo. São eles: Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo; Ricardo Coutinho (PSB), na Paraíba e Zé Filho (PMDB), no Piaui.
Segundo a Folha, se as previsões se confirmarem, há dois fatores óbvios que contribuem para essa mudança de escolha do eleitor. O primeiro é que o vento que assola de mudança no plano nacional se aplica ao plano estadual. “Nos estados os eleitores parecem também desejarem uma troca de forças no poder,” cita a reportagem.
Para a Folha, o segundo fator é “que o senso comum de reeleição é falho quando o eleitor não gosta do chefe do Executivo local, nunca há reeleição automática, independente da força da máquina eleitoral governista”.
Pesquisas
Sandoval Cardoso, candidato do Palácio, tem baixo desempenho nas pesquisa. Segundo Vox Populi (15/08/2014), ele aparece com 22% das intenções de votos contra 52% de Marcelo Miranda (PMDB). A pesquisa Serpes (17/08/2014) também mostra vantagem a Marcelo Miranda com 52,7% e Sandoval Cardoso com 20,1%. Também aponta que qualquer candidato apoiado por Siqueira Campos perde 32% dos votos.
Siqueira Campos (PSDB) renunciou o governo do estado com alta impopularidade. Segundo o IBOPE (12/2013), 59% dos tocantinenses desaprovaram o jeito de governar e 58% afirmaram que não confiavam no seu governo.