Notícias

Força-tarefa atua para controlar incêndio que começou dia 26 perto de Palmas

Os trabalhos com maior intensidade vão até domingo, mas podem ser estendidos, se necessário

Bombeiros militares combatem incêndio florestal na Serra de Taquaruçu, em Palmas.
Foto: Divulgação/CBMTO

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins vai manter até domingo, 04, a Força-Tarefa para conter o avanço e extinguir os focos de queimadas no Distrito de Taquaruçu, em Palmas. E se necessário for, o comandante geral da corporação, coronel Carlos Eduardo Farias, já determinou a continuidade das ações.

A destruição da vegetação naquela região começou na sexta-feira, 26, vindo da região do São João, na parte sul do Distrito, subindo a Serra e chegando efetivamente à localidade na manhã desta quarta-feira, 30.

O comando-geral do CBMTO estabeleceu a criação da Força-Tarefa, que, nesta quarta-feira, passou a contar com dez militares a mais, além de integrantes da Brigada Estadual de Combate a Incêndios Florestais, equipe de dia que cumpre escala nas ocorrências desta natureza, além de uma equipe de brigadistas municipais.

A maior dificuldade identificada pelos militares na contenção dos focos são os ventos fortes, a grande quantidade de massa seca e também as encostas íngremes da serra, que impossibilitam o acesso por terra, seja a pé, ou de com as viaturas de combate a incêndios florestais.

Equipes que atuam no local afirmam que houve uma devastação de quase toda a vegetação no entorno sul do Distrito. Agora, o fogo progride em direção à parte norte, rumo à Fazenda Ecológica e à Torre de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Palmas.

Na manhã desta quinta-feira, a Força-Tarefa do CBMTO já retomou os trabalhos na região.