Notícias

Forças de segurança fazem carreata para alertar araguainense sobre medidas de contenção

Uma força-tarefa com as policias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, ASTT, Demupe e Vigilância em Saúde realizaram uma carreata, nessa terça-feira, nas principais ruas da cidade

Medidas de contenção foram comunicadas em carreata na manhã desta terça-feira (24) em Araguaína.
Foto: Marcos Sandes

As forças de segurança de Araguaína e a Vigilância Municipal em Saúde realizaram uma carreata na manhã dessa terça-feira, 24, para comunicar sobre as medidas contra o coronavírus (covid-19). As últimas ações para contenção foram publicadas no Diário Oficial dessa segunda-feira, 23, por meio do Decreto 208/20.

A ação, que foi iniciada no 2º Batalhão da Policia Militar (2º BPM), passou pela Avenida Prefeito João de Souza e seguiu pela Avenida Filadélfia até a Rodoviária Municipal, de onde fez o retorno e entrou na Avenida Cônego João Lima e foi finalizada no Mercado Municipal. “Amanhã, o decreto já estará valendo e nós vamos primeiramente orientar quem não estiver cumprindo”, explicou o diretor do Demupe, Nicácio Rodriguez Mourão.

A força-tarefa de segurança conta com as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) e Departamento de Posturas e Edificações (Demupe).

A fiscalização será feita conjuntamente e a reincidência pode motivar a interdição total dos estabelecimentos. Os infratores ainda podem ser multados e responderão criminalmente pelo descumprimento dos atos. “Além de crime de desobediência, é crime contra a saúde pública”, alertou o delegado civil Luis Gonzaga.

Boletim epidemiológico

A Prefeitura divulgou nesta segunda-feira, 23, o terceiro boletim de acompanhamento dos casos suspeitos de coronavírus em Araguaína. Todos os casos suspeitos estão sendo acompanhados por profissionais da Saúde. Dos 13 casos suspeitos, dois foram descartados e a Prefeitura está aguardando o resultado de 11; nenhum caso foi confirmado no município.

Os 1.000 testes rápidos adquiridos pela Prefeitura já deverão chegar na cidade nesta quarta-feira, 24, o que agilizará o resultado dos casos suspeitos.

O decreto

Fica suspenso o atendimento presencial ao público em estabelecimentos bancários, comerciais e de serviços não relacionados à saúde, como cartório e restaurantes. Para manter as vendas e relacionamento com clientes, os locais devem funcionar disponibilizando serviços delivery, drive-thru ou take-out. Nesses modelos, as entregas serão em domicílio; compra e entrega no estabelecimento, sem sair do veículo; ou compra por aplicativo ou telefone e retirada do produto ou alimento no local, sem entrar na loja ou restaurante.

Poderão atender os clientes internamente, com restrições, bancos, clínicas de saúde, laboratórios, farmácias, funerárias, petshops, estabelecimentos que vendem alimentos, distribuidoras de gás e água mineral, postos de combustíveis, manutenção automotiva, lojas que vendem produtos e equipamentos de segurança, lojas agropecuárias e indústrias, inclusive da construção civil. Conveniência e distribuidoras de bebidas também podem ficar abertas, mas o consumo continua proibido no local.

Transporte público

O transporte coletivo urbano será mantido com algumas restrições. Como parte da medida de contenção, passes livres para idosos e estudantes estão suspensos. Também para evitar contágios, os ônibus terão limite de 50% da lotação e deverão manter as janelas abertas. Mototaxistas não devem oferecer serviços de transporte durante a validade do decreto e estão autorizados a fazer transporte de mercadorias.

Fique em casa

Ficam suspensos por tempo indeterminado todos e quaisquer eventos públicos e privados, tais como: shows, atividades culturais, festas, confraternizações, tanto em áreas públicas quanto privadas.