A ação conjunta das forças de Segurança Pública do Tocantins durante o primeiro turno das eleições deste domingo, 6, será acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, e do Gabinete de Gestão Integrada instalado no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICCE), em Palmas.
Em todo o Tocantins, cerca de 4.280 agentes da segurança pública e 618 viaturas estão mobilizados para garantir a segurança dos eleitores tocantinenses.
Até o momento, a Operação Eleições 2024 registrou em todo o Tocantins:
7 Casos de compra de votos
3 Falsidade ideológica
1 Violação de sigilo do voto
2 Prisão em flagrante
1 Ocorrência de boca de urna
1 Transporte de eleitores
Abaixo mais detalhes de algumas ocorrências:
Em Peixe, a PM flagrou, no setor Nonato Lacerda, um apoiador entregando santinhos, ele foi detido pelo crime de boca de urna. A pessoa que recebeu o santinho também foi conduzida como testemunha. Ocorrência em andamento.
Transporte irregular de eleitores em Taguatinga. Homem conduzido pela Polícia Civil até à sede da 103ª Delegacia onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante. Dois homens foram presos por transportar um casal até a sessão eleitoral.
Em Paraíso, um eleitor foi flagrado com uma requisição de combustível, ao ser abordado falou que recebeu de um candidato. Foi conduzido pela PF.
Em Pequizeiro, 3 indivíduos foram conduzidos pela PM/PF por suposta compra de votos. Foram apreendidos 4 celulares, cerca de R$ 3 mil em dinheiro e uma arma.
Operação Eleições 2024
A Operação Eleições 2024 tem como objetivo garantir a segurança dos tocantinenses durante o período de votação. A coordenação da operação está a cargo da Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO), em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO). A operação envolve as Polícias Civil, Científica, Militar e Penal, além do Corpo de Bombeiros Militar, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) e o apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).