1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites, que aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 10, na orla do Lago Municipal da cidade.
Foto: Lettícia Japiassu
Numa iniciativa da AGA – Associação Gurupiense de Artesãos, e que está sendo colocada em prática por meio de várias parcerias, a cidade de Formoso do Araguaia foi o palco para a realização da 1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites, que aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 10, na orla do Lago Municipal da cidade, com o envolvimento ativo dos alunos da APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
 
A coordenadora do Comitê de Cultura no Tocantins – regional sul/sudeste, e presidente da Associação Gurupiense de Artesãos, entidade organizadora dessa Mostra,   Maria do Socorro Souza Barros, explica que além de Formoso do Araguaia,  esse evento também  será realizado no dia 3 de outubro, em Peixe e no dia 11 de outubro, na cidade de Gurupi.

Promoção da diversidade

Ainda de acordo com Maria do Socorro, esse evento    tem como foco a promoção da diversidade e a integração social, bem como, a valorização de artistas PCDs (pessoas com deficiência), por meio de apresentações artísticas em geral.
 
“Estamos propiciando um espaço de visibilidade e reconhecimento público a esse público específico”, informa Maria do Socorro, salientando que além das apresentações artísticas pelos alunos da APAE, o projeto contou com uma diversificada exposição de artesanato tradicional produzido na região, inclusive, artesanato indígena, promovendo, assim, a cultura local e fortalecendo a autoestima dos participantes.
 

Inclusão social

A diretora executiva da APAE  de Formoso do Araguaia,  Maria da Consolação, comemorou o sucesso dessa iniciativa cultural e agradeceu à Maria do Socorro pela parceria  realizada que propiciou a salutar prática da  inclusão dos alunos da APAE, especialmente, por ser  uma responsabilidade social que se estende por toda a vida, não apenas na escola, mas também no trabalho e na família, visando sempre a melhoria da qualidade de vida. 
 

Comitê de Cultura

O coordenador geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira informou que a instituição resolveu abraçar essa causa, especialmente, porque tem como objetivo mostrar não apenas o talento cultural dessas pessoas (PCDs), mas, também, o zelo e cuidado dedicados a elas por suas famílias, fortalecendo sua autoestima e promovendo a inclusão.

Parcerias

Projeto realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins, a  1ª Mostra Cultural Artes Sem Limites é uma iniciativa da AGA – Associação Gurupiense de Artesãos e tem como parceiros, o Comitê de Cultura no Tocantins, Prefeituras  de Formoso do Araguaia,  Gurupi e Peixe, além das APAEs e das Câmaras de Vereadores  dessas cidades.