O vereador Geraldo Silva (PMDB) repudiou, nesta terça-feira (9), as declarações do vereador de Palmas Fernando Filipe (PSC) por ter chamado de "presepada" a eleição da União dos Vereadores do Estado do Tocantins. Geraldo frisou que os vereadores do "interior" (Araguaína) são discriminados e classificou com desrespeitosa a postura do colega da capital.
Além disso, Geraldo defendeu a eleição do vereador araguainense Terciliano Gomes (SD) como presidente da UVET. "Foi um processo eleitoral transparente. Nós observamos que nosso amigo Terciliano percorreu o Tocantins e várias Câmaras, onde conquistou todo o processo eleitoral".
Entretanto ao reportar às críticas de Filipe, Geraldo insinuou que os colegas palmenses não souberam perder. "[Os] vereadores não se contentaram por estarem fora da chapa vencedora. (...) Quero deixar o meu repúdio com relação a essa situação."
O presidente eleito da UVET, Terciliano Gomes, também comentou a crítica do parlamentar de Palmas. Desafiou a encontrar qualquer falha jurídica no processo eleitoral. Além disso, ponderou que "o histórico dos derrotados" é não aceitar o resultado. E mandou um recado. "Aquela UVET assistencialista [que só arrumava hospedagem] acabou. A UVET tem que ser uma entidade para qualificar o vereador.
As declarações do vereador da capital Fernando Filipe (PSC) foram dadas no dia quatro de abril. Já o presidente da Casa de Leis de Palmas, vereador José do Lago Folha (PSD), disse que a Câmara deve se desfilar da Uvet. Já Vandim da Cerâmica (PSC) defendeu uma ação judicial para anular a eleição.