Em seu nono programa eleitoral, veiculado nesta semana, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (PR), candidato à reeleição pela Coligação Araguaína Sem Parar, mostrou como a estruturação de secretarias foi importante na liberação de recursos para que obras de qualidade fossem construídas, resolvendo problemas crônicos na cidade, como os alagamentos e o asfalto sem qualidade.
Araguaína de antes"Araguaína cresceu desordenadamente às margens da BR-153. Crescia e os problemas aumentavam. Logo que assumi, estruturei a Secretaria do Planejamento e criei a Secretaria de Captação de Recursos. Essa estrutura foi fundamental para que, além da execução e elaboração dos projetos, a gente viabilizasse os recursos", explicou Dimas.
Ainda durante o programa, populares falaram que a cidade era uma bomba-relógio que Dimas conseguiu desativar. Ele citaram obras que se desfaziam com as chuvas, como a Rua 2 de Julho, que dá acesso ao campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), quando à época o asfalto novo rompeu logo após uma chuva.
Lembraram também que a cidade não era tratada com seriedade e que o respeito ao dinheiro público não existia, sendo desperdiçado com obras sem qualidade.
Araguaína hojeO prefeito afirmou que realizou o mapeamento das obras e a definição dos investimentos prioritários, como a macrodrenagem, pensando no crescimento ordenado da cidade. "Hoje eu digo que temos a cidade na mão, planejada, e tem muitos projetos prontos que vão acontecer. Como o Anel Viário, que define o perímetro urbano, inclusive as expansões urbanas, que vai proteger as nascentes, que são as nossas maiores riquezas", disse.
Dimas mostrou no mapa a quantidade de obras feitas e as que vai fazer. "E tem contratadas, com recursos garantidos, ainda algumas para serem iniciadas em todas as regiões da cidade."
O programa mostrou ainda que, com planejamento, a Araguaína do futuro já está sendo construída e terá um Centro de Convenções, um novo Hospital Municipal com atendimento infantil, a Clínica da Mulher, o Centro de Especialidade Médicas, mais casas populares, mais escolas de tempo integral, mais creches para acolher as crianças durante o dia e algumas à noite, e um Anel Viário.
Já o Aeroporto receberá importantes obras para operação de grandes empresas aéreas, a conclusão da Via Norte, o Parque Nascente do Neblina, fundamental para conter alagamentos, entre outras.