O Governador Siqueira Campos empossou dois novos secretários em reunião realizada no Palácio Araguaia na tarde desta sexta-feira, 24. Na Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), o ex-deputado federal e produtor rural de Araguaína Júnior Marzola assumiu o cargo que até então estava com Jaime Café. Já na pasta do Trabalho e Assistência Social (Setas), o deputado estadual Raimundo Wilson Ulisses Sampaio, o Raimundo Palito, assumiu o posto deixado por Agimiro Costa no início desta semana. Tanto Café quanto Agimiro deixam o governo a pedido.

De acordo com o Governador, os novos gestores assumem os cargos com a missão de dar continuidade ao trabalho nas pastas e foram escolhidos porque podem contribuir para o desenvolvimento do Estado. “A nossa meta é dar continuidade aos projetos que a Seagro está tocando, que são projetos importantes para o muito importantes para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, disse Marzola.

Palito também destacou a continuidade dos projetos e programas. “Vou conhecer mais os projetos que estão sendo desenvolvidos. Substituir Agimiro é muito difícil, primeiramente, pela pessoa que ele é e pelo trabalho que exerceu. Mas, por outro lado, é fácil pois pego uma secretaria consolidada com tudo funcionando”, disse ele.

Siqueira Campos elogiou a contribuição dos ex-secretários Café e Agimiro. “Passamos de cerca de 50 mil hectares para mais de 800 mil hectares de áreas cultivadas. Os investimentos nas seringueiras, a conclusão do projeto Manoel Alves, que talvez seja a coisa mais importante na área da agricultura que podemos ter, que é a agricultura irrigada”, disse o Governador. Na área de atuação da Setas, Siqueira Campos frisou a implantação de projetos importantes. “No setor do Trabalho e Assistência Social Agimiro cumpriu mais do que muitos poderiam fazer. Buscou entendimento entre entidades patronais e os trabalhadores”, avaliou.


Avaliação

Café fez uma avaliação das ações da Seagro destacando projetos como os de irrigação e o programa de repasse de maquinário agrícola para a agricultura familiar. “Em três anos aumentamos mais de 60% a nossa produção de grãos; em três anos quase que dobramos a produção de carne; em três anos chegamos a dobrar a nossa produção de florestas. Em 2010, a Agrotins movimentou cerca de R$ 56 milhões em negócios. Em 2013, foram movimentados quase meio bilhão de reais”, disse o ex-secretário.

Agimiro lembrou dos projetos desenvolvidos pela Setas, como os cartões dos programas Tocantins sem Fome e Tocantins sem Miséria, além do fortalecimento da economia solidária no Estado. “Estamos atendendo hoje mais de 25 mil famílias com os cartões do Tocantins sem Fome. Com o Pioneiros Mirins, fizemos uma evolução muito forte e estamos fazendo isso junto com a Educação para que as crianças possam ir para a Educação de Tempo Integral”, disse.

Presenças

A solenidade para posse de Marzola e Palito como seretários de Estado contou com a presença da deputada federal Dorinha Seabra, do deputado estadual Osires Damaso, além de secretários de Estado e servidores das Secretarias da Agricultura e Pecuária e do Trabalho e Assistência Social.