Reunidos em Palmas, onde participaram da 3ª reunião do Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central deste ano, os governadores e representantes dos estados que compõem o bloco assinaram, na manhã desta sexta-feira, 3, um Protocolo de Intenções que visa fazer frente ao crime na região. O documento estabelece preocupações e pontos de convergência comuns que dizem respeito aos crimes praticados em todos os estados que compõem o bloco.

A proposta prevê a conjugação de esforços para criação de uma Câmara de Segurança Pública, a atuação conjunta em operações policiais e a integração de serviços de inteligência dos organismos de segurança pública. A proposta é que essa base desenvolva ações de forma integrada para combater o crime organizado na região, a exemplo dos assaltos às instituições bancárias, o tráfico de drogas, de armas e outros.

O governador Marcelo Miranda ressaltou que a iniciativa é oportuna e vai permitir ações conjuntas no combate ao crime organizado. “Vamos unir esforços para combater o crime. Juntos, podemos estabelecer ações efetivas de segurança no âmbito dos estados que compõem o Consórcio Brasil Central”.

Próximo passo será formar a infraestrutura e estabelecer o plano tático das operações, que serão definidas pelas equipes dos estados integrantes. Também será formatada a gestão administrativa pelo consórcio junto à União e os aspectos legais que necessitam de amparo dos legislativos estaduais, como explicou o secretário de Segurança Pública e vice-governador do Estado de Goiás, José Eliton de Figuerêdo.

Educação e Saúde

Outro tema debatido foi o Plano de Educação Integral de reformulação do ensino médio, visando preparar os jovens para o mercado de trabalho. O planejamento foi elaborado pela especialista do Itaú BBA, Ana Inoune. Em pauta também uma proposta de tecnologia aplicada ao combate de epidemias, a exemplo da Dengue, Chikungunya e a Zica, por meio da qual é possível a observação e controle de vigilância, a simulação de impactos de doenças epidêmicas, interligação de base de dados e o mapeamento de ocorrências. Na oportunidade, o secretário de Estado da Administração do Tocantins, Geferson Barros, fez uma breve apresentação do Programa Universidade Corporativa do Tocantins.

Consórcio

O Consórcio Brasil Central foi instaurado em setembro de 2015 com o objetivo de compartilhar soluções e desenvolver ações conjuntas, visando reduzir custos na solução de problemas e elevar a competitividade regional. Juntos, os estados concentram uma população de 18,5 milhões de habitantes e 25% do território nacional.

Na agenda estabelecida até 2022, estão projetos como a elaboração de planejamento integrado de eixos logísticos e de infraestrutura e a formulação de um plano de desenvolvimento econômico integrado.

O fórum contou com a participação dos governadores Marcelo Miranda (TO); Reinaldo Azambuja (MS); Marconi Perillo (GO); Rodrigo Rollenberg (DF); Confúcio Moura (RO); do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão; além do representante do governador Pedro Taques (MT), o secretário de Planejamento e Educação de Mato Grosso, Marco Aurélio Marrafon.