O governo do Estado oferece linha de microcrédito para jovens que concluíram os cursos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Trabalhador) no Tocantins e que têm interesse em investir ou abrir seu próprio negócio. O valor do credito é de até R$ 5 mil, com juros diferenciados, que pode ser pago em diversos meses.

Conforme o secretário da Juventude, Rolf Vidal, cerca de três mil jovens de 40 municípios concluíram os cursos do programa e estão aptos a solicitar o microcrédito. Para fazer a solicitação, basta o interessado preencher a ficha de cadastro no endereço a seguir: http://sistemas.sejuves.to.gov.br/prodivino/ e, após analise de técnicos da Sejuv e do Instituto Social do Divino Espírito Santo (Prodivino), será liberada a linha de crédito.

Para o secretário, com a ação, o governo do Estado oferece apoio aos jovens tocantinenses, dando-lhes oportunidade de gerar renda e crescerem. “Devido ao mercado de trabalho saturado e até mesmo por ausência de oportunidades, por vezes, o jovem, mesmo qualificado, não consegue o ingresso no mercado de trabalho. E foi pensando nisso que a Sejuv, através dos parceiros como o Instituto Social do Prodivino e a Agência de Fomento, disponibilizou a linha de microcrédito para que esses jovens possam empreender seu próprio negócio”, disse.

Projovem Trabalhador

O Projovem Trabalhador é um programa do governo federal executado no Tocantins pela Secretária Estadual da Juventude. O objetivo do programa é estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social, bem como promover a visão empreendedora, com posterior inserção no mercado de trabalho de 30% dos jovens qualificados. Participaram do programa no Tocantins cerca de 3 mil jovens, com idades entre 18 e 29 anos, em cursos de capacitação em nove áreas distintas.