Notícias

Governo do Tocantins debate fortalecimento da ciência e inovação em Fórum Nacional em SP

Evento é realizado pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e busca discutir ações conjuntas e premiar boas práticas no setor

Evento reúne representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todos os estados
Foto: Ascom/CONFAP

O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), participa do 68º Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) realizado de 2 a 4 de julho na cidade de São Paulo/SP.

O evento ocorre na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e reúne representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de todos os estados, além de autoridades de instituições nacionais e internacionais que atuam no fomento à ciência, tecnologia e inovação.

Representam o Governo do Tocantins, a presidente da Fapt, Maria Eulessandra Castilho; e a diretora científica, Munique Oliveira. 

A cerimônia oficial de abertura foi realizada nessa quinta-feira, 3, com a presença de representante do Ministério de Ciência e Tecnologia e dos presidentes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), entre outros.

A presidente da Fapt, Maria Eulessandra Castilho, ressaltou a relevância da participação no evento. “A presença do Tocantins em fóruns como este é essencial para alinhar estratégias, buscar parcerias e garantir que o nosso estado esteja inserido nas principais pautas da ciência e inovação do país. O encontro é uma oportunidade de troca de experiências e atualização sobre políticas públicas que fortalecem a ciência regional e promovem a integração nacional entre as FAPs”, destacou a gestora.

Programação

A programação do Fórum tem como foco o fortalecimento da articulação nacional entre as Fundações, a ampliação das cooperações internacionais e a valorização de boas práticas no apoio à pesquisa científica.

As atividades foram iniciadas na quarta-feira, 2, com reunião das diretorias técnicas e científicas, voltada para construção de cooperações entre as Fundações no âmbito do Confap e parcerias estratégicas com agências federais.

A programação contou  também com mesa de diálogos com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de palestra sobre cooperação científica com a União Europeia.

Um dos destaques da programação ocorreu nessa quinta-feira, 3, com a entrega da 4ª edição do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação, que reconhece ações de destaque no fomento à pesquisa e homenageia personalidades da área científica.

A programação segue até esta sexta-feira, 4, com visitas técnicas a centros de excelência em pesquisa e inovação, como o Instituto Butantan, o Cubo Itaú, o InovaBra Habitat e o Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI).