Notícias

Governo do Tocantins lança Foco no Fogo 2025 com o maior plano de combate a incêndios da história do estado

Nesta 6ª edição, as ações começam de forma antecipada em Tocantínia e devem envolver mais de 70 municípios tocantinenses

Projeto Foco no Fogo inicia ações antecipadas com reforço histórico no combate às queimadas
Foto: Aldemar Ribeiro e Edes Pereira / Governo do Tocantins

A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, representando o governador Wanderlei Barbosa, lançou oficialmente nesta terça-feira, 8, a 6ª edição do projeto Foco no Fogo 2025, no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins (QCG), em Palmas. Neste ano, por determinação do chefe do Executivo, o projeto iniciará suas atividades de forma antecipada nesta quarta-feira, 9, com o maior plano de combate a incêndios do estado já construído.

O Foco no Fogo é realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com instituições do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas.

O projeto foi idealizado por Karynne Sotero enquanto atuava como secretária-executiva da Semarh. Na ocasião, ela comentou sobre a evolução da iniciativa, destacando os avanços conquistados ao longo dos anos e sua contribuição para a diminuição dos focos de incêndio no estado.

“Já alcançamos mais de 50 mil pessoas com o projeto Foco no Fogo e, este ano, nossas expectativas são ainda maiores. Temos visto uma redução nas queimadas no Tocantins e esperamos que esse número continue caindo. O projeto é, acima de tudo, um trabalho de educação ambiental, mas também tem um forte impacto social. É por meio dele que levo os meus projetos sociais, porque é ali, no contato direto com a população, que enxergamos as reais necessidades do nosso estado. O projeto já é reconhecido internacionalmente. Na Suíça, o Tocantins é referência mundial por meio do Foco no Fogo”, ressaltou a primeira-dama.

O secretário da Semarh, Marcello Lelis, reforçou que o Foco no Fogo é o maior projeto de educação ambiental do Tocantins e chega nesta edição com R$ 7 milhões em investimentos e avanços significativos.

“Este ano, iniciaremos o projeto amanhã [quarta-feira, 9], em Tocantínia, diferente do ano passado, que começou em 15 de maio. Temos grandes inovações, como uma consultoria com a Unitins [Universidade Estadual do Tocantins], que capacitará todos os participantes das entidades parceiras antes de irem a campo. A capacitação inclui módulos específicos para conversas com proprietários rurais e estudantes, já que as equipes mudam a cada ano. Além disso, essa consultoria trará indicadores para medir os resultados do projeto, como a diminuição dos focos de queimadas e incêndios ilegais nas áreas atendidas”, explicou.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Cledson da Rocha Lima, destacou a prioridade da gestão no plano de combate ao fogo, com ações preventivas e integradas.

“Estamos realizando ações agora de maneira preventiva e antecipada, com manejo integrado do fogo, estruturação de equipes de combate a incêndio, brigadistas nos parques e nas APAs [Áreas de Proteção Ambiental], além de equipar o Corpo de Bombeiros. O objetivo é que em 2025 consigamos agir proativamente para que os incêndios não ocorram”, afirmou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), coronel Peterson Queiroz de Ornelas, destacou o reforço na equipe para este ano.

“O Foco no Fogo é um projeto muito importante de prevenção, em que todos os órgãos envolvidos trabalham para conversar com os produtores e proprietários rurais para que previnam e combatam o fogo. Estamos juntos na prevenção e nos preparando também para uma nova jornada este ano. Já estamos na fase de planejamento e também faremos a contratação de cerca de 110 brigadistas para as unidades dos Bombeiros, além de três unidades virtuais nas áreas com mais focos de fogo”, pontuou.


Foco no Fogo

Criado em 2020, o Foco no Fogo atua em territórios propensos a queimadas, alertando a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares e incêndios florestais. Seu objetivo principal é promover a educação ambiental e conscientizar os proprietários rurais sobre os danos provocados pelo fogo.

A iniciativa ganha força ao unir, simultaneamente, palestras em escolas e visitas técnicas a propriedades rurais com histórico de focos de incêndio. A proposta é envolver tanto quem produz no campo quanto os estudantes, que representam o futuro das decisões ambientais no Tocantins.

Com um mapeamento detalhado feito pela Semarh, os municípios e propriedades com maiores índices de queimadas são priorizados. Em 2024, o projeto realizou 1.762 visitas, promoveu 1.825 ações educativas e alcançou 15.425 pessoas em 71 municípios. Lagoa da Confusão, Paranã, Santa Fé do Araguaia e Aguiarnópolis lideraram o número de ações.


Homenagem

Durante o lançamento da 6ª edição, a primeira-dama Karynne Sotero recebeu uma homenagem da Semarh por sua contribuição e dedicação à causa ambiental.

“Fico emocionada e feliz com esse reconhecimento, pois estamos presentes nas comunidades quilombolas, na zona rural, junto das pessoas que mais precisam. E tudo isso é feito com muito amor e dedicação. Parabenizo todos os envolvidos, especialmente o Comitê do Fogo, pois estamos em uma verdadeira força-tarefa que tem dado certo”, agradeceu.


Parceiros

Além da Semarh, o projeto conta com apoio de diversos órgãos e instituições:

Comando de Ações de Defesa Civil

Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO)

Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins)

Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA)

Centro Integrado de Operações Aéreas

Ministério Público do Tocantins (MPTO)

Exército Brasileiro (22° Batalhão de Infantaria)

Adapec, Ruraltins, FMA, GMP, Seagro, Seduc, SES/TO, Ageto, Secom

Instituto Chico Mendes (ICMBio), Ibama/Prevfogo

Energisa, BP Bunge, Faet, TCE/TO, ATM, PRF, Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins

Dnit, Detran/TO e Defesas Civis Municipais