Alunos de 30 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) conveniadas receberam nesta segunda-feira, 30, 2.970 laptops do Programa um Computador por Aluno (Prouca). Os equipamentos foram entregues pelo governador Sandoval Cardoso, cuja agenda de trabalho incluiu também a entrega de instrumentos musicais a seis colégios tocantinenses, adquiridos através de convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); além de computadores e veículo para a Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica, por meio de convênio com o Ministério da Justiça.

Na solenidade, realizada no Palácio Araguaia, o governador destacou os benefícios que a música e a inserção tecnologia trazem para a vida dos estudantes tocantinenses e os alunos da Apae. “Promover cultura e melhorar o bem estar das crianças com uma atividade que proporciona um desenvolvimento longe da criminalidade, sendo uma atividade voltada par ao bem da família e da a própria criança; e o que nós fazemos é cuidar das crianças, principalmente, das crianças da Apae que receberam os laptops. Fico feliz de ter participado dessa ação”, destacou o governador.

O presidente da Federação das Apaes, Nilson Alves Ferreira, falou durante o discurso que está agradecido pelo reconhecimento feito pelo governo do Estado ao entregar os laptops aos alunos da Apae. “A entrega dos laptops é o reconhecimento de que estamos fazendo um bom trabalho nas Apaes e isso muito nos gratifica. Quero agradecer ao governador e à secretaria da Educação [Adriana Aguiar] por esta iniciativa”, discursou.

Laptops

O Programa um Computador por Aluno (Prouca) tem o objetivo de promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de alunos e professores das Apaes.

Segurança Pública

Durante a solenidade, a Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica foram contempladas pelo Executivo estadual com 457 computadores, no-breaks e suprimentos de informática, além de um veículo com capacidade para 16 passageiros. O recurso é oriundo de convênio com o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República.

“O Estado vem realizando todo um processo que está aparelhando a polícia; e a entrega desses equipamentos possibilitará a criação de uma rede de monitoramento da Polícia Civil, sendo isso uma evolução muito grande para a segurança pública. É com iniciativas como essa que queremos manter a tranquilidade e segurança para as famílias tocantinenses”, frisou o governador.