Notícias

Governo publica comissão para elaborar concurso da Seduc-TO, após MPTO pedir 5,6 mil vagas

Diário Oficial traz a publicação da comissão que estudará a viabilidade de realização de concurso da Educação do Tocantins

Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins (SEDUC
Foto: Divulgação

O governo do Tocantins anunciou a comissão responsável por analisar a viabilidade de concurso para a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc-TO). O nome dos integrantes foi publicado no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (6). A seleção será para provimento de cargos do quadro da Educação Básica.

A comissão é composta por seis integrantes, sendo quatro da Secretaria de Administração. São eles: Maria Luixa Gomes de Aguiar, José Wellyngton Noronha Aguiar, Nayane Cirqueira Garcia Godinho e Giordano Bruno Gomes Milhomem Reis.

Além desses, fazem parte da comissão dois servidores da Seduc: Luciano Gomes dos Santos e Aldeniza de Souza Moura.

A comissão será responsável pelos estudos que demonstram o atual déficit no quadro de servidores da Seduc-TO. O grupo também será responsável pela avaliação do impacto financeiro da realização de um novo concurso.

 

MP-TO pediu concurso com 5 mil vagas

O último concurso da educação do Tocantins ocorreu ainda em 2009. Naquele ano, foram oferecidas 2.198 vagas, sendo 2.088 para ampla concorrência e 110 para pessoas com deficiência. 

Diante da demora e do grande número de temporários, em setembro deste ano, o Ministério Público do Tocantins (MP-TO) ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) solicitando que a Justiça obrigue o Estado do Tocantins a promover o concurso da Seduc-TO, em caráter de urgência.

Na ação, foram pedidas no mínimo, 5.644 vagas e que a seleção ocorra em um prazo de até seis meses.

A ACP também pede que o Estado fique proibido de contratar temporários, de forma reiterada e sucessiva. Isso porque o governo não realiza concurso para a secretaria há dez anos.

Portaria publicada no Diário Oficial Nº 5.478, de 6 de novembro de 2019. (Foto: Reprodução)

Leia+

MPTO aciona Justiça para obrigar governo do TO a fazer concurso para 5 mil professores