Hospital Municipal de Araguaína (HMA)
Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover aos municípios condições para atender à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Estado fechou 2019, com os repasses financeiros regulares a municípios tocantinenses. Em todo o ano passado foram pagos R$ 34.496.403,40. Araguaína, por exemplo, com todos os repasses referentes ao exercício de 2019 quitados, recebeu mais de R$ 6 milhões de reais.

Para o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Dr. Edgar Tollini, “todo esforço em manter os pagamentos em dia, é pela consciência que temos, que ao organizar a Atenção Básica, as unidades geridas pelo Executivo Estadual trabalharão sob menor pressão, realizando apenas o trabalho que lhes compete”, destacou.

Os repasses são direcionados aos serviços de manutenção de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); campanhas de vacinação antirrábica; medicação Assistência Farmacêutica Básica; manutenção de Hospital de Pequeno Porte (HPP); complementação do custeio dos serviços de média e alta complexidade ambulatorial; custeio das prestações dos serviços de saúde hospitalar e ambulatorial; medicamentos destinados à Saúde Mental e Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIped), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA)