Por volta das 6 horas da manhã deste sábado (28) um acidente grave envolvendo quatro veículos provocou a morte de cinco pessoas da mesma família. Os envolvidos eram dois caminhões de carga e dois utilitários. O acidente foi no Km 631 da BR-153 no município de Aliança do Tocantins, Sul do Estado.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas fatais eram todas ocupantes de uma caminhonete modelo GM S10, placas de Pires do Rio (GO), e era conduzida por Vitor Lourenço, 68 anos. As passageiras eram a esposa dele Elza Martins Lourenço, 64 anos, a irmã dela Creuza Lourenço, 50 anos, e a neta do casal Rúbia Vitória Lourenço Pereira da Silva, que havia completado a poucos dias 12 anos. Todos morreram na hora.

O quinto ocupante da caminhonete, o menino Rafael Lourenço Silva, 5 anos, foi o único que chegou a ser socorrido com vida, estava internado na UTI – Unidade de Terapia Intensiva do HRG – Hospital Regional de Gurupi. Ele que teve um politraumatismo craniano não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 6h da manhã deste domingo.

O corpo foi encaminhado para o IML – Instituto Médico Legal de Gurupi para providências cabíveis. 

A família que morava em Pires do Rio e havia saído de Canaã do Carajás (PA) com destino ao Estado de Goiás. A colisão frontal com um caminhão de carga Ford Cargo do tipo basculante, placas de Palmas, foi seguida de outra lateral com um caminhão Iveco Stralihd tracionando tipo prancha. A caminhonete bateu na lateral de outra caminhonete,  modelo L200 Triton, placa de Palmas. Depois dos três choques a S 10 saiu da pista, o que a deixou a completamente destruída. Os motoristas dos dois caminhões e o condutor e passageiro da Triton sofreram apenas lesões leves.

Dinâmica do Acidente

Segundo a PRF, o Ford Cargo trafegava no sentido sul/norte e os outros três veículos trafegavam no sentido norte/sul. Por motivo ignorado o Ford Cargo invadiu a contramão de direção e colidiu frontalmente com a S10 que trafegava em sentido contrário e em seguida lateralmente com a camioneta Triton que trafegava logo atrás da S10.Esta, ao receber o impacto do caminhão Ford Cargo, rodou na pista e foi colhido na lateral esquerda pela prancha que trafegava no sentido norte/sul. Foi realizado teste de alcoolemia no motorista do Ford Cargo e nos demais condutores e o resultado foi negativo para todos. Foi colhido o disco diagrama do veículo (tacógrafo) e entregue à Perícia, porém o mesmo não funcionava. Através da leitura do disco seria possível aferir velocidade e o tempo de parada do veículo ao longo do trajeto.

O condutor do Ford Cargo Basculante saiu de Rianápolis/GO e seguia em direção a Palmas/TO; o condutor e passageiros da S10 saíram de Canaã dos Carajás/TO e retornavam para Pires do Rios/GO, onde residiam; O condutor e passageira da Triton saiu de Santa Rita do Tocantins e seguia para Goiânia/GO; já o motorista da Prancha saiu de Bom Jesus da Selva/MA com destino a Sorocaba/SP.