Na tarde desta quarta-feira (10) o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) recebeu em seu gabinete o empresário e agrônomo mato-grossense, Lourivaldo Bernardino, que está interessado em montar em Gurupi uma indústria de beneficiamento de grãos.
O empresário esclareceu que a princípio, a indústria trabalhará com o processo de esmagamento de soja, porém, logo em seguida, os trabalhosa serão ampliados para a industrialização de sementes de algodão, milho, gergelim e semente de girassol. Além do beneficiamento desses grãos, a empresa também pretende extrair óleo comestível e produzir biodíesel.
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, se colocou á disposição do empresário para que seu empreendimento seja consolidado na cidade, ressaltando que a indústria esmagadora esmagadora de soja é um sonho de toda a região sul do Estado, porque vai fortalecer ainda mais a cadeia produtiva de grãos, bem como, propiciar a geração de novas frentes de emprego e renda.
Para o secretario de Produção Cooperativismo e Meio Ambiente, o sucesso desse empreendimento é garantido. “A proposta da indústria é bastante inovadora, beneficiamento de grãos, produção de óleos de cozinha e também do biodiesel; tudo isso pensando no meio ambiente”, explicou o secretario.
Ainda segundo Pedro Dias o prefeito Laurez está correto em incentivar a vinda de novas empresas, por isso já está sendo providenciada uma área no Parque Agroindustrial de Gurupi - PAIG, para a sua intalação.
O empresário Lourivaldo Bernardino informou que as obras vão começar na próxima semana e quando estiver em pleno funcionamento deve atender diretamente cerca de mil empregos diretos e pelo menos quinhentos empregos indiretos.