O Hospital Municipal de Araguaína (HMA) é referência em alta complexidade infantil e recebe pacientes de todo o estado, inclusive de estados vizinhos. É também um dos hospitais que mais realiza cirurgias no Tocantins e, de acordo com o índice de satisfação, chega a mais de 80% de aprovação dos usuários.
Nos últimos anos, o HMA, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, acumula dados expressivos no acesso à saúde pediátrica de qualidade, via Sistema Único de Saúde (SUS).
Em levantamento recente, por exemplo, de 2019 para cá, já foram realizadas mais de 350 cirurgias pediátricas cardíacas em crianças de diversas faixas etárias e localidades. Esse número coloca o hospital no topo das unidades que mais realizam o procedimento no Tocantins.
E para garantir que essa agenda de cirurgias não pare, mesmo em épocas de altas demandas, existe uma forte articulação interna, segundo afirma a Dra. Elena Medrado, diretora técnica do HMA. “Em geral, pacientes com cirurgia cardíaca precisam de leitos de UTI reservados e o maior desafio que temos contornado nestes anos é equilibrar a demanda cirúrgica aos quadros agudos”, destaca.
A médica relata que, hoje, o HMA recebe cerca de 90% dos casos de cirurgias cardíacas do estado. “Em geral, o tempo de espera para o procedimento é de 10 a 30 dias e temos um índice baixíssimo de remarcação. Não tem milagres: aqui no hospital, toda a equipe é altamente comprometida em fazer as adequações necessárias para cuidar das crianças que chegam até nós”, explica.
Índice de satisfação do usuário
Os resultados dos esforços da equipe aparecem nas avaliações mensais dos usuários que têm acesso à saúde no HMA. A pesquisa interna de NPS (Net Promoter Score), que mede a satisfação de quem usa o serviço, revela que a grande maioria dos usuários sentiu que foi atendida de forma integral pela unidade, tanto no acumulado de 2024, quanto no parcial até o mês de agosto de 2025.
“Essa pesquisa é feita com o responsável pelo paciente quando ele sai da unidade e, caso ele não responda, é enviada uma mensagem de SMS para que ele preencha as questões e nos dê informações de como foi a experiência durante a passagem pelo hospital”, comenta a diretora.
A pediatra ressalta, ainda, que em nenhum mês a média de satisfação esteve abaixo de 70% e que nenhum acumulado do ano esteve abaixo de 80%. “Nossa média de satisfação em 2024 alcançou mais de 90% e, na parcial deste ano, já chegamos a 89%, sendo que, só no mês de agosto, chegamos a 100% do índice de satisfação avaliado pelo usuário”, comemora.
Uma das explicações para os bons índices é o time de profissionais comprometidos com o bem-estar das crianças que chegam na unidade, tanto da parte administrativa quanto da parte técnica. “O padrão de atendimento, dedicação e qualidade técnica que entregamos fica muito claro no resultado que o nosso paciente nos mostra. E tudo isso de forma totalmente gratuita, via SUS”, finaliza.
Relacionamento com a Imprensa
Contatos: Kamilla Araújo (61) 99136-6886 e Cárita Bezerra (63) 99253-1891
E-mail: imprensa@isac.org.br
Obs.: Nos finais de semana, feriados e/ou período noturno, por gentileza, acionar via WhatsApp pelo número (61) 99423-6753
Siga-nos no Instagram: @isac_os | @hmaaraguaina



