
Um homem de 29 anos com sintomas semelhantes aos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, foi atendido pela equipe do Samu no meio da rua, na noite desta terça-feira (31) em Araguaína. Ele relatou que procurou ajuda no HDT/UFT, mas não foi atendido e seguiu em direção ao Hospital Regional de Araguaína (HRA).
Ele foi encontrado sentado na ponte da Av. Parnaíba sobre o córrego Neblina, por volta das 23h30. Segundo a PM apresentava febre, tosse seca, coriza e outros sintomas da Covid-19.
Inicialmente populares acionaram o Corpo de Bombeiros, mas quando a equipe chegou ao local e percebeu a situação, acionou o Samu por ter roupas apropriadas.
O homem relatou que tentou atendimento no Hospital de Doenças Tropicais (HDT/UFT), mas como não foi recebido, resolveu caminhar até o HRA. Ele se sentiu mal e parou no caminho.
A equipe do Samu chegou com roupas apropriadas e fez o atendimento. Após triagem, ele foi levada para a UPA, onde será submetido a exames. O paciente relatou à PM que esteve em viagem no estado, com passagens em Palmas e Porto Nacional.
O que diz o HDT
O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esclareceu que, "pelo perfil especializado em doenças infectocontagiosas, os atendimentos são realizados mediante encaminhamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
No atual contexto de enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) e conforme Plano de Contingenciamento da Secretaria de Estado da Saúde, o HDT-UFT é responsável pela internação de pacientes que se enquadrem como caso moderado da doença. Sobre os fatos relatados na matéria, a gestão da instituição informa que iniciou a apuração dos fatos ocorridos".
Confira imagens do atendimento