Fernando Almeida

O secretário estadual da Saúde, Samuel Bonilha, afirmou na manhã desta terça-feira (14) em coletiva no HRA que a implantação do Hospital Universitário de Araguaína abrirá 338 vagas de trabalho, preenchidas via concurso. Ainda adiantou que no mês de novembro deste ano a UFT abre processo seletivo com 40 vagas para curso de medicina em Araguaína.

Bonilha explicou que processo de transição da Funtrop e HDT para a UFT deve demorar em média cinco meses, quando ocorrerá a implantação do Hospital Universitário. “E aí nós temos um hospital que não vai ser só de doenças tropicais, ele vai manter esses serviços lá. Vai ter bloco cirúrgico, vai ter UTIs, porque é um hospital-escola,” pontuou o secretário.

Bonilha ainda afirmou que no mês de novembro a UFT vai abrir vestibular com 40 vagas para o curso de medicina em Araguaína. “Então a comunidade de Araguaína e da região ganha muito com isso, pois cerca de 40% dos formados na região fazem sua residência médica ficam no Estado. Bonilha ainda defendeu a doação da Funtrop e HDT para a UFT, feita na gestão passada. Ainda segundo ele, a entrega desta responsabilidade representa uma economia de cerca de 200 mil reais ao mês. “Todos os serviços terceirizados que temos dentro do Hospital vamos deixar de pagar”.

Em relação ao concurso com 338 vagas, ele explicou que alteraram a data de entrega dos bens das instituições à UFT, para que assim ela possa assumir a responsabilidade. “Para que dê tempo de fazer esse concurso, dar posse a esse servidores e aí sim, ela toma conta definitivamente,” assegurou. O Hospital Universitário será administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que já contratou uma instituição para realizar o concurso em Araguaína. A previsão é de que o edital saia até o meio ano