
O IBGE informou hoje que a coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 será oficialmente lançada na próxima segunda-feira, dia (1º) em todo o país. No Tocantins, a estimativa é que mais de 500 mil domicílios sejam visitados por 1.374 recenseadores, nos 139 municípios.
A coleta seguirá até o dia 31 de outubro. Em Palmas, haverá um evento para lançamento oficial do Censo Demográfico 2022 na Praça dos Girassóis, em frente a Secretaria Estadual de Planejamento, a partir das 8 horas.
Etapa mais abrangente da operação censitária, a coleta domiciliar levará às ruas de todas as cidades brasileiras cerca de 183 mil recenseadores, que aplicarão dois tipos de questionários nos 75 milhões de domicílios do Brasil.
O órgão pede colaboração para que os moradores abram as portas para os recenseadores e respondam o questionário corretamente.
O que é o Censo?
Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico visita todos os lares brasileiros. A operação deveria ter ocorrido em 2020, mas foi adiada em decorrência da pandemia.
As informações recolhidas pelo Censo servem de base, por exemplo, para o rateio do Fundo de Participação de estados e Municípios, sendo essenciais também para políticas de saúde, como a necessidade de alocação de profissionais e equipamentos para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e planejamento de políticas educacionais. Os dados são usados ainda como base para pesquisas amostrais, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do próprio IBGE, que levanta informações sobre o mercado de trabalho, como a taxa de desemprego, e até para pesquisas eleitorais.