Fernando Almeida

A 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Araguaína foi transformada em 2°  Batalhão.  A solenidade Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 11, na sede da corporação na Av. Filadélfia.  Com a mudança, o comandante capitão Marcelo Marinho de Melo desce para o posto de sub comandante e o tenente Coronel Peterson Queirós de Ornelas assume o cargo. 

Após a rápida e discreta solenidade, o novo comando se reuniu com os homens do Corpo de Bombeiros para discutir as novas diretrizes, planejar ações e repassar ordens superiores.  Ainda está previsto, para o mês de agosto, a criação das Companhias do Corpo de Bombeiros das cidades de Colinas do Tocantins e Araguatins.

O novo comandante Coronel Peterson Queirós explicou a criação do 2° Batalhão  melhora o serviço prestado à comunidade. “Um atendimento de maior eficiência e como um tempo resposta menor. (...) A parte Norte do Estado descentralizada, porque antes era subordinada ao 1° Batalhão em Palmas, agora vamos estar trabalhando aqui em Araguaína, tendo mais duas companhias, em Colinas e Araguatins.”

Ao Araguaína Notícias, o subcomandante capitão Marinho afirmou que a descentralização agiliza no atendimento a outros municípios. “Isso ajuda muito o Corpo de Bombeiro na sua atuação. Seja em qualquer tipo de ocorrência que  Bombeiro for solicitado, teremos mais efetivo, mais recursos e estrategicamente melhores condições para atuar no socorro.”

Efetivo

Segundo Marinho, atualmente a área de atuação do novo Batalhão do Corpo de Bombeiros de Araguaína é entre Guarai e Esperantina (506 Km), que compreende 54 municípios tocantinienses.   O corpo de Bombeiros atende ocorrências como salvamento terrestre, aquático, acidentes, Defesa Civil. Ainda faz vistorias, atua no combate a incêndios e queimadas. Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Araguaína possui um efetivo de 54 homens.  Com a implantação das duas novas Companhias (Colinas e Araguatins), a previsão é de receber mais 40 homens.

 À direita, novo comandante Coronel Peterson Queirós de Ornelas e à esquerda sub comandante capitão Marcelo Marinho de Melo. Foto: Fernando Almeida/Araguaína Notícias.