O objetivo da confecção de peças em 3D é estimular os jovens no desenvolvimento do empreendedorismo nas atividades de tecnologia e inovação
Foto: Marcos Sandes/Ascom

Duas impressoras 3D foram doadas pelo FIA (Fundo da Criança e Adolescência) para o Instituto Humanitário Casa de Davi. O recurso é viabilizado após aprovação de projeto apresentado para o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O instituto, instalado nos setores Palmas e Maracanã, atende durante o contraturno escolar 160 crianças e adolescentes, entre 5 a 17 anos, que participam de atividades como: reforço pedagógico, informática, balé, aula de violão, futsal, voleibol e tênis de mesa.

“Os recursos doados para as instituições são de grande importância pois contribui na ampliação de ações e serviços das entidades”, explicou a Diretora de Proteção Social Básica, Eidila Augusta Mesquita.

Segundo o coordenador da Casa de Davi, Jalleson Franklin, as impressoras 3D irão estimular o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo dos adolescentes assistidos. "Essa impressora veio para trazer um incentivo, uma inovação em nossas atividades, para nossas crianças e adolescentes se envolverem nessa parte tecnológica, além de incentivar o empreendedorismo”.

A impressora está instalada na sala de informática da entidade, também estruturada com recursos do FIA. As peças que foram impressas em 3D estão em fase de teste, pois a equipe composta por quatro profissionais ainda receberá treinamento para poderem ensinar os jovens atendidos a manusearem o equipamento durante as atividades.

O projeto


O projeto do FIA para a instituição está em execução e a Casa de Davi aguarda a chegada da outra impressora viabilizada pelo recurso doado, além de novos materiais esportivos como: redes de vôlei, bolas, redes de proteção para a quadra, kimono, tatames, espelhos, colchonetes e entre outros artigos.

Além do Instituto Humanitário Casa de Davi, as organizações que já receberam o recurso de R$ 40 mil  para a continuidade e desenvolvimento dos projetos sociais no Município são: APAE (Associação de Pais, Amigos dos Excepcionais de Araguaína), Rotary Club de Araguaína - Lago Azul, ISCA (Instituto Social e Cultural Araguaína) e Instituto Humanitário Anita Luiza.

Sobre o FIA


O FIA é um fundo criado para captar recursos com a finalidade de custear projetos em defesa de crianças e adolescentes, principalmente em situação de vulnerabilidade social e nas instituições cadastradas no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). 

Como doar para o FIA


As doações podem ser realizadas a qualquer momento do ano, por meio das deduções diretamente no IR (Imposto de Renda) que variam entre 1% a 6%; pagamento de um boleto gerado no site www.fia.araguaina.to.gov.br, na guia “Faça sua doação” ou ainda por transferência bancária, por meio de depósito bancário no Banco do Brasil, para a Agência 0638-6, Conta Corrente 77.217-8. O CNPJ do FIA é 18.786.212/0001-01.

No caso do depósito bancário, se o doador pretende deduzir o valor do IR, deve-se informar a Coordenação do FIA. É localizada no prédio da Articulação dos Conselhos Municipais, à Rua Getúlio Vargas, nº 194, Bairro Senador, com funcionamento das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Ou pelo telefone 3411-1257 e 99236-0088.