Para o comércio de Araguaína, 2014 começou com boas perspectivas de vendas. É o que revela os números do mês de março do Serviço de Proteção ao Crédito – SPC, divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína – Aciara. Em comparação a fevereiro do mesmo ano, houve uma queda de 28,89% no número de novas dívidas registradas no SPC – 14.287 em fevereiro; 10.160 em março. Já em relação a março de 2013, a queda também foi significativa, 20,19% - 12.731 registros contra 10.160. Segundo o diretor de SPC da Aciara, Alberto Luna, os dados surpreendem por causa do histórico do período. “Normalmente, por causa das compras desenfreadas de fim de ano, os primeiros meses costumam elevar o número de inadimplentes, mas isso não aconteceu em 2014”, explica.
Mais consultas
Os comerciantes araguainenses também aumentaram o número de consultas ao SPC. “Isso quer dizer que mais crediários estão sendo abertos, portanto mais vendas estão acontecendo”, ressalta o presidente da Aciara, Manoel de Assis. Em março deste ano, foram 40.891 consultas, contra 39.620 de fevereiro. O aumento foi de 3,21%.
Se a comparação for feita com março de 2013, o percentual sobe para 5,16% (38.884 em março de 2013 e 40.891 em março de 2014). No acumulado do primeiro trimestre deste ano, o crescimento chega a 12,11%, sendo 10,94% de aumento em janeiro e 20,23% em fevereiro. “Outro detalhe importante é que quase 100% dessas consultas são feitas online pelos próprios comerciantes”, acrescenta Alberto.
Mais números
A quantidade de dívidas pagas ou renegociações também subiu, “o que mostra que o consumidor está preocupado em limpar o seu nome no comércio”, reitera o diretor da Aciara. Em março de 2013, foram 9.087 cadastros retirados do SPC; em março de 2014 foram 9.287 cadastros – 2,20% de crescimento.
Avaliação
Alberto lembra que o SPC é um dos principais termômetros de crescimento do comércio. Quanto maior o número de consultas por parte dos comerciantes, mais créditos estão sendo concedidos aos consumidores. Além disso, a diminuição no número de inadimplentes é bastante positivo para os lojistas, já que traduz uma preocupação por parte dos compradores. “E é fundamental que os comerciantes usem mais o SPC para mediar suas vendas. É uma proteção mútua entre as empresas para evitar calotes e demais perdas”, completa o diretor.