Pré-candidato a prefeito Elenil da Penha anuncia Doutor Cabral como pré-candidato a vice.
Foto: Fernando Almeida/AN

O MBD anunciou no fim da tarde desta segunda-feira (14) o nome do advogado Cabral Santos Gonçalves para ser o pré-candidato a vice na chapa encabeça pelo pré-candidato Elenil da Penha (MDB) para disputar a prefeitura de Araguaína.  A definição ocorreu a um dia da convenção, após diálogo entre partidos que formam a frente de oposição ao grupo de Ronaldo Dimas (Podemos).

O anúncio do nome do vice aconteceu durante coletiva realizada às 18h00 no galpão do Elenil em Araguaína.

Cabral é pioneiro na advocacia tocantinense, Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO) e filiado ao PP há vários anos. Ele integra também a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).

Em entrevista ao AN o ex-deputado federal Lázaro Botelho, esposo da deputada Valderez Castelo Branco, comentou sobre a escolha de Cabral como vice. 

"O Cabral por ser uma pessoa muito preparada. É o presidente municipal do partido Progressitas. E o Elenil da Penha já é um político de muitos mandatos, tem todas as condições para ser prefeito. E dentro das opções que a gente tinha, a melhor foi se juntar ao Elenil. Quero desejar sucesso pro grupo e vamos lutar todos." 

A convenção para homologar o nome de Elenil e do vice será realizada nesta terça-feira (15) na Câmara Municipal de Araguaína, a partir das 12h. O ato será transmitido ao vivo pelas redes sociais.

E vai contar com a participação dos partidos que formam a aliança com o MDB: o PTB, AVANTE, PSC, PSB, REDE, PDT, PTC, Progressistas, PSL e Republicanos. Elenil da Penha, que deixou o grupo de Dimas se tornou o candidato do MDB após recuo de Jorge Frederico e agora vai enfrentar Wagner Rodrigues.

Candidaturas homologadas

Até o momento o PT realizou convenção e oficializou a candidatura do juiz do trabalho Leador Machado como candidato a prefeito e a professora Vera Caixeta, como a vice da chapa. 

O SD e partidos aliados já definiram Wagner Rodrigues como o candidato a prefeito do grupo de Dimas e Marcus Marcelo como o vice da chapa.

O PRTB também já definiu o no médico Hugo Mendes como candidato a prefeito e do professor universitário André Martins como vice da chapa. 

Próxima convenção

Já o PSDB marcou convenção para a próxima quarta-feira (16) para homologar o nome de Batista Capixaba como candidato a prefeito.  O vice da chapa a ser encabeçada pelo ex-vereador ainda não foi definido. 

Perfil de Elenil

Natural de Crixás (GO), Elenil da Penha Alves de Brito é casado, pai de três filhos e graduado em Recursos Humanos. Sua trajetória política teve início, em 1994, quando atuou no movimento estudantil. Em 1996, ele foi eleito vereador de Araguaína pela primeira vez.

Elenil ocupou uma cadeira na Câmara por 16 anos, seis como presidente. Em 2010, foi suplente de deputado estadual. Em 2013, comandou a secretaria de Habitação de Araguaína. Em 2014, conquistou uma cadeira na Assembleia, sendo reeleito em 2018 para novo mandato.