Notícias

Indígena desaparecido é encontrado morto no Rio Javaés, em Formoso do Araguaia

Simeão Javae desapareceu após entrar no rio para tomar banho; corpo foi localizado seis quilômetros adiante, segundo a PM.

Aldeia Txuiri, na Ilha do Bananal, onde a vítima desapareceu durante o banho no rio Javaés.
Foto: Elisangela Farias

O corpo de um homem indígena de 36 anos foi encontrado no rio Javaés, em Formoso do Araguaia, região sudoeste do Tocantins. Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima estava tomando banho quando desapareceu na noite de quinta-feira (1º). Ele foi encontrado na manhã desta sexta-feira (2).

O caso aconteceu na região do Porto do Piauí, na aldeia Txuiri, em Formoso do Araguaia. A vítima foi identificada como Simeão Javae. Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o enterro acontecerá na aldeia Canoana.

A PM informou que o homem entrou na água após ingerir bebida alcoólica durante o dia e desapareceu por volta das 18h40 da quinta-feira (1º).

Quando os militares chegaram ao Porto, nesta sexta-feira (2), foram informados pelo cacique da aldeia que o corpo havia sido encontrado a seis quilômetros de distância do ponto onde a vítima foi vista pela última vez. A perícia e o Instituto Médico Legal (IML) foram chamados.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, a equipe do IML de Gurupi esteve no local, mas a família não autorizou o recolhimento do corpo. “Diante da recusa, o corpo permanece sob os cuidados da comunidade indígena, conforme decisão local”, informou a pasta.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas até o momento não divulgou informações sobre a ocorrência.