
O empresário pioneiro do Tocantins, Oswaldo Stival, morreu neste domingo, 7, aos 92 anos, em Goiânia (GO). Em nota de pesar, autoridades do Estado lamentaram a partida dele e destacaram o legado do bem sucedido empreendedor.
O corpo de Oswaldo será velado no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Oswaldo Stival & Edith, em Nova Veneza. O sepultamento está previsto para segunda-feira (8), às 11h no cemitério local. Oswaldo era casado com Edith Peixoto, era pai de Hermione e Edione Stival e dos empresários Oswaldo Stival Junior, José João Stival e Edwaldo Peixoto Stival, diretores da Cooperfrigu, em Gurupi (TO).
Além de empresário, Stival era influente no meio político, foi prefeito de Nova Veneza (Goiás). Ele administrou o município goiano por dois mandatos (1989-1992 e 2001-2004). Já no Tocantins, seu filho Osvaldo Stival foi vice na chapa encabeçada por Carlos Amastha para a disputa ao governo do Estado em 2018.
Em nota de pesar, o vice-governador Laurez Moreira, lamentou a morte do patriarca da familia Stival e destacou o legado do empresário. “Agropecuarista e político, com uma trajetória inspiradora, Oswaldo Stival contribuiu de forma grandiosa para o desenvolvimento do nosso Tocantins”. Frisa a nota.

Acrescenta que na década de 80 Stival iniciou suas atividades agropecuárias em Gurupi e Araguaçu, foi fundamental para a reabertura do frigorífico de Gurupi, atual Cooperfrigu, cooperativa que gera emprego e renda para muitas famílias, além do trabalho social que realiza.
Pontua que ao longo de sua história Stival recebeu diversas e merecidas homenagens pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Em 2006, o empresário foi condecorado com a Ordem do Mérito Anhanguera, pelo governo de Goiás.
Em 2012 recebeu do governo da Itália a Comenda da Ordem da Estrela da Solidariedade. No mesmo ano Stival foi homenageado com o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense.
E, no dia 30 de novembro de 2023, recebeu o título de Cidadão Tocantinense da Assembleia Legislativa do Estado.
“Me solidarizo com os seus familiares, principalmente com o amigo Oswaldo Stival Filho. Neste momento de dor e saudade, rogo ao nosso bom Deus para que conforte o seu coração, de todos os seus familiares e amigos”. Finaliza a nota de pesar do vice-governador.