
Começam às 9h desta quinta-feira (7) as inscrições para o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), que chega à segunda edição de 2025. Por meio do Exato é possível concorrer a vagas em cursos superiores de instituições federais de ensino do estado.
De acordo com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), as inscrições vão até o dia 10 de setembro e a taxa de inscrição custa R$ 70.
Nesta quinta e na sexta-feira (8) estará aberto o prazo para solicitar isenção do pagamento. Conforme o edital, podem solicitar o benefício os estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, que estão cursando ou cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, bolsistas em escolas particulares, indígenas e quilombolas. Será preciso apresentar documentos para comprovar as condições.
Conforme o cronograma, a prova será aplicada no dia 19 de outubro deste ano, em 14 municípios do estado que possuem campus da UFT, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Instituto Federal de Educação (IFTO).
O exame é dividido em quatro áreas do conhecimento. O candidato terá que responder a 80 questões objetivas e escrever uma redação. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 18 de novembro.
Com a nota do Exato, os candidatos poderão concorrer aos processos seletivos que serão anunciados por cada instituição ao longo do ano.