Fernando Almeida/Araguaína Notícias
Uma inspeção feita pelos agentes de endemias no pátio da Deic-Araguaína, nesta segunda-feira (25) encontrou 13 focos de mosquito da dengue. Os criadouros do Aedes aegypti estavam em pneus de veículos apreendidos.
O AN visitou o local e constatou que atualmente o pátio da Deic se encontra lotado de carros e motos, em meio ao matagal que cresceu no terreno. Dezenas de veículos estão sucateados, peças enferrujadas e no interior de alguns deles há poças d’água, onde o mosquito da dengue se prolifera.
Mediante a situação, a Secretaria Municipal de Saúde notificou o Estado. De acordo com o documento, no local foram encontrados vários depósitos com água parada. A situação foi classificada como precária, ressaltando que os carros e motos abandonados estão impedindo a realização de uma melhor inspeção.
O CCZ recomendou ao Estado que tome providências para eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue. Na recomendação consta a limpeza do local, com capina ou roçagem do mato.
Punição
Em nota, a Prefeitura informou que o Estado terá um prazo para regularizar a situação cobrindo os veículos, ou colocando em local coberto para evitar a proliferação. Após esse prazo se não forem tomadas as medidas, a Deic poderá ser multada, entre R$100 a 50 mil.
O AN entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-TO) para saber se as recomendações serão atendidas, mas ainda não obteve retorno.
Confira imagens do local.