Já foram instaladas 46 câmeras de segurança que vão fazer parte do sistema de videomonitoramento do Hospital Regional Público de Araguaína (HRA). As câmeras foram instaladas na terça-feira, 18, e os técnicos estão fazendo os últimos ajustes e regulagem do equipamento.

Até o fim desta semana, ainda serão instaladas cinco catracas eletrônicas com controle biométrico nas principais entradas que dão acesso a unidade hospitalar, como o setor de Quimioterapia, Ortopedia e Pronto Socorro. Cada portaria terá um computador que vai registrar a entrada e saída de qualquer pessoa, facilitando assim a identificação daqueles que acessam nas dependências do hospital e garantir mais segurança para quem trabalha no local, aos pacientes e acompanhantes.

De acordo com a diretora geral do HRA, Jane Guimarães, após a instalação das catracas, todos os servidores da unidade serão cadastrados e também será feito um treinamento para aqueles que vão trabalhar diretamente no sistema de monitoramento.

A proposta do sistema de monitoramento é disciplinar o acesso aos hospitais, oferecendo mais segurança aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. A sala de monitoramento funcionará 24 horas por dia. A equipe trabalhará em quatro turnos.

Mais segurança

O sistema de monitoramento e controle de acesso foi idealizado para dar mais segurança às unidades hospitalares, através de catracas com leitor de biometria e a instalação de câmeras quem filmam em alta resolução. O projeto para os hospitais começou a ser implantado no final de 2012, quando foi feita toda a infraestrutura necessária para a instalação dos equipamentos.

A primeira etapa do projeto contempla o Hospital Geral de Palmas (HGP), que recebeu os equipamentos ainda em fevereiro, o Hospital e Maternidade Dona Regina, o Hospital Infantil de Palmas, o Hospital de Regional de Araguaína e Hospital Regional de Gurupi. A previsão é que o sistema esteja em funcionamento nestas cinco unidades hospitalares até o mês de maio. Ao todo, o governo vai investir mensalmente no projeto um total R$ 330 mil.