Notícias

Internos da Unidade Penal de Paraíso reformam cadeiras de roda da Apae

Privados de liberdade também atuam na limpeza e manutenção da Apae do muncípio

Serviços prestados por custodiados possibilitam a redução de pena garantida na Lei da Execução Penal
Foto: Divulgação

Uma parceria de sucesso tem gerado bons frutos. A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) atuou na reforma de cadeiras de rodas utilizadas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, com disponibilização de mão de obra de custodiados da Unidade Penal Regional de Paraíso do Tocantins.  

De acordo com o chefe da Unidade, Leandro Oliveira de Sá, as reformas das cinco cadeiras executadas por dois custodiados iniciaram na semana passada com o desmonte, solda, graxa, regulação das peças, lavagem e pintura dos assentos móveis. "A Polícia Penal tem conseguido fazer com que a execução penal ou a custódia de presos provisórios traga benefícios à sociedade e que o princípio da eficiência da administração pública seja cumprido, além de dar uma devolutiva social com o trabalho dos presos", explicou.

Colaboração

A diretora da Escola Especial Luz da Vida, da Apae que fez toda a articulação com a Unidade Penal, Márcia Gontijo, contou que a parceria surgiu de forma inesperada, mas em um momento necessário. "Sempre levei livros para a Unidade Penal de Paraíso e durante a pandemia vi custodiados realizando a pintura do muro do local. Conversando com o chefe Leandro, ele ofereceu ajuda, nos organizamos e firmamos essa colaboração”, pontuou.

Outros serviços como limpeza e manutenção da Apae têm sido realizados por meio desta cooperação. “Eles têm nos ajudado muito e eu fiquei encantada de ver os presos trabalhando em prol da sociedade. É algo que parece simples, mas para nós é grandioso”, reforçou a diretora.