Dois irmãos envolvidos na confusão no show do aniversário do Tocantins em Palmas foram mortos em confronto com a Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira,6. Eles foram identificados como Jonas e João Vitor, de 18 e 25 anos.
A ocorrência na residência na antiga quadra 605 Norte, em Palmas, onde moravam os irmãos. Segundo a PM, a “princípio” os dois jovens mortos estavam envolvidos na confusão ocorrida na madrugada desta sexta-feira,6, no show de Maiara e Marisa na praça dos Girassóis.
Toda confusão começou após uma discussão entre uma dupla e um policial de folga, no meio do show. Segundo a Polícia, um deles tomou a arma do PM e alvejou o militar na costela e no quadril. E o adolescente Ruan Gomes da Silva, de 17 anos, foi baleado na cabeça e acabou morrendo ainda no local.
Em entrevista à TV Anhanguera, o comandante-geral da PM, coronel Márcio Antônio Barbosa, relatou que os irmãos mortos já tinham passagem pela Polícia. E que a dupla estava com um adolescente de 14 anos no momento que a PM chegou ao local e os militares foram recebidos a tiros.
“Eram bastante conhecidos da polícia, com passagens por tráfico, roubo e furto. Um deles, foi o responsável por atear fogo em uma viatura da Polícia Civil no ano passado [...] Há fortes indícios de que há ligação do crime da Praça dos Girassóis com esse que ocorreu na região norte de Palmas."
Segundo a PM, na troca de tiros entre os dois irmãos foram alvejados pelos militares. O Samu foi acionado para prestar socorro, mas constatou o óbito de Jonas e João Vitor ainda no local. João Vitor havia deixado a prisão há pouco tempo, segundo vizinhos. O local foi isolado e após pericia, os corpos foram levados para o IML de Palmas para posterior liberação à familia.
Em nota, o Governo do Tocantins lamentou a morte do menor. Veja nota na íntegra:
O Governo do Tocantins, esclarece que durante a madrugada desta sexta-feira, 6, durante a programação artística em comemoração ao aniversário do Estado na praça dos Girassóis , ocorreu uma briga que resultou na morte de um adolescente de 17 anos. O Governo do Tocantins lamenta com muito pesar a morte e informa que não está medindo esforços para esclarecer todos os fatos e responsabilizar o autor do homicídio.
As equipes da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP Palmas) e da perícia técnica estiveram no local colhendo as informações e vestígios que possam auxiliar na elucidação do caso.
O que se sabe até o momento é que um policial à paisana e de folga, estava no show, e se envolveu em uma discussão com dois homens . Durante a confusão um dos homens tomou a arma do policial e atirou contra o mesmo. O policial foi atingido com dois tiros, um na costela e outro no quadril . Na confusão, um adolescente de 17 anos acabou sendo baleado na cabeça e morreu no local. Ainda de acordo com informações um casal teria sido ferido por tiro de raspão mas passam bem.
O corpo do adolescente foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Palmas, e após exames de necropsia foi liberado aos familiares.
Já o policial ferido, no momento, passa por cirurgia no Hospital Geral de Palmas.
A 1ª DHPP segue em diligências, mas até o momento o autor dos disparos não foi identificado.
Por fim, o Governo do Tocantins reitera seu compromisso com a segurança dos tocantinenses e reitera que não medirá esforços para elucidar o caso e responsabilizar o autor. Vale destacar que um grande contigente de policial -maior que o empregado durante as festividades de carnaval - estava no local do Show e que nenhuma outro tipo de ocorrência foi registrada.
Desde as primeiras da manhã desta sexta-feira , 06, o o Governador Wanderlei Barbosa está reunido com as forças de segurança e determinou que toda assistência seja prestada à família do adolescente e que a segurança de hoje seja ainda mais reforçada. “ Estamos entristecidos pelo ocorrido mas ressaltamos que se trata de um fato isolado tendo em vista que nenhuma outra ocorrência sequer foi registrada e determinei que tudo seja feito para elucidar o ocorrido”, finalizou.