Fernando Almeida

Na manhã desta quinta-feira, 03, uma servidora da Justiça Eleitoral entregou, ao presidente da Câmara Municipal de Araguaína (TO),  Marcus Marcelo, a ordem Judicial em que determina a posse imediata de Xeroso no lugar de Terezona. Como se tratava de uma sessão extraordinária, não haverá cerimônia de posse, mas apenas um ato administrativo da Casa de Leis.

A vereadora Terezinha Gomes da Silva nem chegou a comparecer na sessão extraordinária desta manhã, pois a Justiça já havia notificado o presidente da Câmara ainda na sexta-feira, 30.  Edmones de Jesus Matos da Silva, o Xeroso,  embora suplente da Coligação, já estava no exercício do mandato no lugar de outro parlamentar.  Xeroso será empossado ainda hoje, através de um ato do presidente da Câmara, Marcus Marcelo.

A vereadora Terezona teve seu mandato cassado  pela Justiça Eleitoral em dezembro de 2013 e a inelegibilidade decretada por 8 anos. A Parlamentar recorreu da decisão, conseguiu uma liminar que a manteve no cargo até maio deste ano, quando Tribunal Regional Eleitoral cassou a medida no último mês de maio.   Porém, somente em 26 de junho, o TRE negou mais uma vez o recurso da vereadora e atendeu requerimento do Ministério Público para desmembrar os autos, para que  ela fosse afastada do cargo.

Outra condenação 

A parlamentar também foi condenada a 6 anos de prisão por fraude eleitoral, por meio de favorecimento de eleitores em troca de votos no pleito de 2011. De acordo a sentença proferida na sexta-feira, 27, pelo juiz Álvaro Nascimento Cunha, pacientes indicados pela parlamentar tinham prioridade para fazer exames no Hospital Regional de Araguaína (HRA).  Embora sem mandato, Terezona recorre em liberdade da condenação de prisão.  A sobrinha e o filho dela também foram condenados no mesmo processo a 6 anos de reclusão, mas recorrerão da sentença em liberdade.