
A Prefeitura de Araguaína solicitou à Justiça autorização para fazer a limpeza do entulho na Feirinha, para resguardar a segurança das pessoas que transitam no local. O Município pediu ao juiz Sérgio Aparecido Paio, da 2ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Araguaína, que acatou o pedido e fez a liberação do procedimento para a retirada dos escombros de onde ocorreu a demolição.
O procurador-geral adjunto do Município, Breno Alves Paiva, explicou no pedido que a Prefeitura acatou a decisão da Justiça para interromper as atividades de demolição no local, mas por medidas de segurança seria necessário a limpeza da área e também a retirada da estrutura metálica de um galpão que tem o risco de desabamento. Segundo o documento, a remoção desse entulho é de extrema urgência.
Paiva esclareceu ainda que pessoas estão andando no local em busca de materiais passíveis de reciclagem para uma possível venda, correndo riscos para a sua integridade física. "Diante disso, não pode o Poder Público se omitir e deixar cidadãos, muitos sem controle de seus atos pelo uso de drogas, perambulando sobre escombros arriscando suas vidas", afirma o procurador-geral adjunto.
Na audiência pública realizada na tarde da última quarta-feira, 28, no auditório da Prefeitura, tendo a presença de comerciantes, de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, todos concordaram na urgência de se fazer a limpeza do local e a retirada do que restou do galpão.
A limpeza está sendo acompanhada por equipes da Secretaria da Infraestrutura, pela Defesa Civil, pela Agência de Segurança de Transporte e Trânsito (ASTT) e Polícia Militar. Todo um equipamento de segurança está sendo utilizado neste procedimento de limpeza do local.
Nova FeirinhaA Nova Feirinha terá 24 boxes comerciais, banheiros, elevador, praça de alimentação com nove boxes e setor administrativo. O novo prédio também contará com estacionamento e rampas de acessibilidade.
A Prefeitura já garantiu recursos federais de R$ 6 milhões para a realização da obra, com apoio da senadora Kátia Abreu. O Projeto da Nova Feirinha prevê ainda a instalação de duas salas para cursos de artes, um Centro de Artesanato, um Centro de Geração de Renda e praça de alimentação no piso superior.