O juiz da 7ª Vara Criminal de Teresina, Almir Abib Tajra Filho, marcou para o próximo dia 21 de março o depoimento de Alysson Aguiar Alves, ex-diretor do presídio Barra da Grota de Araguaína. Ele está encontra preso na "Penitenciária Irmão Guido" na capital piauiense, desde 10 de setembro de 2016.

Além de Alysson, outras oitos pessoas foram presas durante a Operação Forasteiro, deflagrada em outubro passado (10/10/16) pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) da Polícia Civil do Piauí.  No momento da prisão, Alysson se encontrava na casa de um integrante da organização criminosa, segundo a Polícia do Piauí.

A Polícia Civil informou que a quadrilha atuava nos estados do Tocantins, Paraná, Santa Catarina e planejava uma ação criminosa em Teresina (PI).  Três suspeitos são tocantinenses: Alysson Aguiar, Alessandro Alves Barros e Marcos Antônio.  Alyson foi diretor do Presídio Barra da Grota em Araguaína no ano de 2015. Na época da prisão, era Policial Civil lotado em Porto Nacional (TO).

Na época, o coordenador do Gaeco delegado Carlos César explicou que o ex-diretor do Barra da Grota atuava para facilitar a locomoção da quadrilha.  "Se de repente os indivíduos estão viajando de um estado para outro com armas e material roubado, com um policial dirigindo, fica mais fácil de passar em barreiras e blitz", ressaltou na época.

Em outubro de 2016, o Ministério Público do Piauí ofereceu denúncia contra 11 suspeitos de integrar a quadrilha, entre eles, Alysson. No mês de dezembro, a defesa do ex-diretor do Barra da Grota impetrou Habeas Corpus para que ele respondesse em liberdade. Mas o Tribunal de Justiça do Piauí, por unanimidade, negou o pedido e manteve a prisão preventiva de Alysson.

Os depoimentos dos acusados estão marcados para o próximo dia 21 de março, às 9h00 na 7ª Vara Criminal de Teresina Piauí.  As testemunhas [acusação e defesa] serão ouvidas pela Justiça no 22, a partir das 9h00.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/16795/mpe-do-piaui-acusa-ex-diretor-do-barra-da-grota-de-integrar-quadrilha-interestadual-de-assalto-a-banco/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/14421/ex-diretor-do-barra-da-grota-e-preso-no-piaui-suspeito-de-integrar-quadrilha-de-assalto-a-banco/