A senadora e candidata a reeleição Kátia Abreu (155) declarou na tarde de quinta-feira, 04, em Santa Maria, região Nordeste do Estado, durante caminhada neste município que a educação integra o elenco de prioridades do novo governo, assim como a saúde, a segurança pública e a infraestrutura. Em discurso direcionado aos professores que acompanharam a caminhada, a Senadora ressaltou que os números do IDEB divulgados pelo Ministério da Educação são desfavoráveis ao Tocantins. “Nós voltamos aos índices de 2009, ou seja, na área da educação estamos regredindo e isso não pode continuar”, protesta a senadora em tom de denúncia, reconhecendo que os professores são esforçados, mas que sem um grande líder não há avanço.
Kátia Abreu anunciou ainda uma séria de medidas que vão ser tomadas pelo novo governo, que segundo ela vão revolucionar a educação no Tocantins. Ela cita a volta do programa de gestão compartilhada, eleição direta para diretores, oferecimento de cursos de formação, volta da Feira do Livro dentre outras.
Eleição de diretores
“Não baixem a cabeça professores, porque agora teremos um comandante, um governador que vai voltar a valorizar a educação do Tocantins, vai voltar a valorizar os nossos professores”, declarou a senadora enfatizando que a eleição direta vai criar novos líderes que vão gerenciar as escolas com as condições necessárias para elevar os índices da educação no Estado a patamares mais ousados. A senadora ressalta que o Tocantins não pode se conformar em ficar no nível médio do país. “Nós temos que a obrigação de lutar para figurar entre os cinco estados com melhor qualidade de educação do país”, desafia.
Ao lado do governador Marcelo Miranda, e dos candidatos a deputado estadual e federal, a Senadora percorreu na quinta-feira, cinco municípios da região. Começou em Itacajá, passou por Santa Maria, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama e encerrou com uma grande caminhada em Pedro Afonso seguindo de mini-comício.