A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) disse que vai se licenciar do Senado Federal a partir de 1º de novembro para dedicar-se a estudos e ao planejamento da sua atuação política nos próximos quatro anos. Durante o afastamento, o segundo suplente, Bispo Guaracy, assumirá o mandato.
Em novembro, a parlamentar fará um curso na universidade britânica de Oxford, na Inglaterra, a convite da Fundação Lemann. O Encontro de Altas Autoridades Brazil Rising IIreúne líderes políticos e empresários para debater gestão pública com especialistas renomados internacionalmente.
"Com o novo governo e a nova legislatura no Congresso, temos que refletir e renovar. Quero estar preparada para os desafios dos próximos quatro anos", afirmou a senadora.
Kátia Abreu - que acaba de disputar a Vice-Presidência da República na chapa de Ciro Gomes (PDT) - destacou ainda que o afastamento dá oportunidade de o suplente, Bispo Guaracy, da Igreja Quadrangular, assumir uma cadeira no Senado.
"Os suplentes são líderes políticos importantes que foram eleitos pelos tocantinenses na minha chapa. Em um mandato de oito anos, é importante que eles tenham essa chance", disse Kátia Abreu, lembrando que o primeiro suplente, Donizeti Nogueira, assumiu o mandato por um ano e três meses entre 2015 e 2016, período em que a senadora foi Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O afastamento por interesse particular, sem remuneração, é previsto pelo Regimento Interno do Senado.