Laboratórios vão ampliar produção do alcool gel
Foto: Divulgação /UFT

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) irá viabilizar a produção de álcool em gel em solo tocantinense. Em reunião nesta terça-feira, 7, os gestores das instituições firmaram acordo que pretende produzir a substancia, nas próximas semanas, para uso na rede estadual de ensino.

Com insumos que serão disponibilizados pela Seduc, a produção será executada pela UFT, nos laboratórios de química dos câmpus de Palmas, Gurupi e Araguaína.

Para a titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, a ação conjunta será de grande relevância para o enfrentamento ao novo coronavírus. “Com essa iniciativa, valorizamos a produção científica no nosso Estado e iniciamos a produção do álcool em gel que, em breve, estará disponível para a rede estadual de educação ajudando na higienização e no combate à Covid-19”, ressaltou.

A pró-reitora de extensão da UFT, Maria Santana Pereira dos Santos, enalteceu a adesão do Governo do Estado para a execução da produção. “Neste momento de dificuldade coletiva, precisamos unir forças. A ciência na universidade tem um impacto social muito grande e é importante termos apoio de órgãos, como a Seduc nessa parceria, pois contribuímos juntos para o bem estar da sociedade, com o fazer cientifico baseado nas demandas da população”, finalizou.

Além da produção de álcool em gel, foram discutidas a implementação de cursos on-line, que deverão ser disponibilizados para estudantes da rede estadual, além de atendimentos na área da psicologia, caso haja demanda.

Ciência na Universidade

A produção de álcool em gel na UFT, assim como máscaras faciais, começou a ser desenvolvida há cerca de duas semanas nos três câmpus. Professores, técnicos e acadêmicos estão empenhados na produção desses materiais para a comunidade.

Em Palmas

Em Palmas, o Laboratório de Pesquisa em Química Ambiental e de Biocombustíveis (LAPEQ), coordenado pelo professor Guarda, vem produzindo álcool glicerinado e álcool gel e distribuído, a princípio, entre os funcionários da UFT. No entanto, com uma parceria recentemente firmada com o Ministério Público do Trabalho (MPT) do Tocantins, a produção será ampliada e disponibilizada também a outras entidades. “Um diferencial da iniciativa no Câmpus de Palmas é a utilização de outro gelificante em substituição ao Carbopol, reagente utilizado no álcool gel que simplesmente não é mais encontrado no mercado. Em substituição, estamos usando  Carboximetilcelulose: um polímero natural, inerte e mais barato que o Carbopol, mas com a mesma eficiência”, destaca Guarda.

Em Gurupi

No Câmpus de Gurupi - primeiro a implementar a ação -, já foram produzidos 430 litros de álcool glicerinado, conforme a disponibilidade de reagentes dos laboratórios. Sob coordenação da Juliana Holzbach, do colegiado de Química Ambiental, a produção foi distribuída em 15 locais, entre os quais estão o Hospital Regional, o Hemonúcleo, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal. Para dar continuidade à produção, já estão firmadas parcerias com a Prefeitura Municipal, empresas e outras instituições de ensino.

 

Em Araguaína

Além de utilizarem os insumos que já possuem para a produção do álcool, os câmpus da UFT têm buscado parcerias para a continuidade da ação.
Em Araguaína, por exemplo, a Prefeitura do município garantiu a compra dos reagentes e outros materiais necessários à ampliação da escala de produção. Sob a coordenação do professor Edenilson dos Santos Niculau, do colegiado de Química, já ocorre a fabricação, em pequena escala, de álcool gel 70% (m/m) e álcool glicerinado 80% (v/v). A parceria com a Prefeitura objetiva, em especial, suprir a demanda da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Universitário de Doenças Tropicais (HUDT).