Política

Lacen restringe testes de covid e Araguaína suspende divulgação de Boletim

Irá priorizar pacientes suspeitos para covid-19 que estão hospitalizados

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) informou a Prefeitura de Araguaína, nessa sexta-feira, 12, que está desabastecido de insumos necessários para análise das amostras de pacientes suspeitos para covid-19.

Com isso, a Prefeitura irá suspender temporariamente a divulgação de novos casos para evitar falsa sensação de segurança, já que sem essa análise o registro de crescimento da doença ficará comprometido.
 
A Secretaria Municipal de Saúde continua coletando amostras de swab diárias em pacientes atendidos nas unidades básicas de referência e pronto atendimento e ainda em domicilio. O material coletado será enviado para o Lacen, porém o resultado dos exames não tem data prevista.
 
“Outra preocupação é que esse acúmulo de exames possa desencadear uma situação de explosão fictícia de novo casos, uma vez que sairão centenas em um período menor de tempo do que o habitual”, explicou a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia. Diariamente são enviadas cerca de 200 amostras ao Lacen.
 
A Prefeitura de Araguaína está contribuindo na aquisição dos insumos para o Lacen e já comprou cinco mil kits de extração e outros materiais necessários para processamento das amostras. Também continua realizado o teste rápido em pacientes após o sétimo dia da manifestação dos sintomas.
 
Nota do Lacen
Na nota, o Lacen também informou que irá priorizar pacientes suspeitos para covid-19 que estão hospitalizados, tanto na rede pública quanto privada, e os que morreram com sintomas da doença antes de realizar o exame.