Quem não se lembra das histórias contadas pelos pais ou avós durante a infância sobre animais, a natureza e fantásticos personagens? As fábulas fazem parte dos nossos primeiros contatos com a literatura e desempenham papel fundamental na educação das crianças, uma vez que sempre terminam com um preceito moral. Nesta quarta-feira, 2, dia internacional do livro infantil, veja como a leitura contribui para o desenvolvimento intelectual de qualquer pessoa.

Para muitas crianças o prazer pela leitura começa em casa, como é o caso de Maria Eduarda Abreu, nove anos. Ela conta que desde pequena recebeu incentivo à leitura por parte da mãe e do irmão. “Comecei a ler gaguejando muito. Hoje, toda semana leio três livros. A leitura para mim é aprendizagem, porque ajuda melhorar minha fala e escrita”, diz.

O contato com com a literatura encanta também a pequena Ludmila Pereira dos Santos, de apenas três anos. À medida que folhea as páginas do livro, ela descreve as imagens com muito entusiasmo. “O macaco em cima da árvore, passarinho, homem de bigode, menino sem camisa”, enumera.

Importância educacional

Para Andressa Miranda Teles, 13 anos, os primeiros livros que leu foram clássicos como “O sítio do Picapau Amarelo” e “Menina do laço de fita”. Segundo ela, gostava tanto de ler que aos oito anos foi aluna destaque em leitura. “Tenho amor pelos livros. A leitura contribui para que a gente desenvolva nosso vocabulário e  interprete nosso mundo”, ressalta.

Para o diretor da Escola Estadual Novo Horizonte, Josenilson Vieira dos Anjos, a leitura é um instrumento educativo, de inserção social e que abre os horizontes do leitor, independente da idade. “O estímulo à leitura quanto mais cedo se iniciar, mais chance a escola tem de formar cidadãos críticos”, friza.

A assessora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Roseli Bitzcof de Moura, também ressalta que a leitura é essencial para o desenvolvimento das crianças e deve ser estimulada principalmente em sala de aula.”Quando ela chegar à escola é importante criar um mundo letrado para ela, oportunizar a vivência com a leitura”, destaca.