Av. Cônego João Lima, centro de Araguaína.
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

O lockdown evitou o crescimento de 16% nos casos de coronavírus, aponta o relatório semanal da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O decreto do Estado vigorou por uma semana e abrangeu 35 cidades do Tocantins, incluindo Araguaína, a mais afetada.

Divulgado no dia 28, o relatório da SES aponta que até a data, o coronavírus havia chegado a 91 dos 139 municípios do Estado.  Cita que o lockdown, que visava conter o avanço do vírus “produziu efeitos na região do Bico do Papagaio”.  A estimativa era de crescimento de 14% ao dia, segundo o documento.

De acordo com a SES, quando se estimou o número de casos a partir do crescimento médio ocorrido nos dias anteriores ao Decreto, poderia ter chegado ao dia 23 de maio a um total de 443 casos nessa região.

Mas após o período de vigência do decreto, o número de casos totais foi de 368, ou seja, em uma semana uma redução de 16% em relação à estimativa projetada para essa região.” Destaca o relatório.

O relatório pontua que Tocantins é o estado da região norte com o menor número de óbitos até dia 28 de maio. E os 70 óbitos por COVID-19 até então estão distribuídos em 25 cidades, o que corresponde a 17% dos municípios tocantinenses.

Cita ainda que 66% dos óbitos registrados foram do sexo masculino com predominância da faixa etária acima dos 60 anos ou mais (61%). “Observa-se que dentre os óbitos ocorridos, a concentração maior deu-se na região do Bico do Papagaio (31%).”

A taxa atual de letalidade por COVID-19 no Estado é de 1,96%. Conforme o documento, os 70 óbitos ocorridos demonstram que o Tocantins registra a menor taxa de óbitos por 100 mil habitantes (4,38) dentre os demais estados da região norte.

Para acessar o documento, clique aqui