Francisca Alves dos Santos, conhecida como Irismar, 39 anos, foi presa na manhã desta quarta-feira, 25, pela Polícia Militar em Buriti do Tocantins, acusada de ter acorrentado o próprio filho de apenas 7 anos de idade e saído pra consumir bebidas alcoólicas em bares da cidade.
Os militares, após receberem a denúncia, via 190, deslocaram à residência da autora e lá encontraram o menino com os pés acorrentados e trancados com um cadeado. Além disso, os Policiais foram informados por vizinhos de que outras duas crianças, também filhas da autora estavam desaparecidas. Imediatamente eles acionaram o Conselho Tutelar repassando o ocorrido e saíram em busca das crianças desaparecidas, bem como de um chaveiro para abrir o cadeado e liberar as pernas do menino. Após as diligências, uma criança foi encontrada na casa de um vizinho e outra na casa de um parente.
Em seguida os policiais militares apresentaram Irismar ao representante da Autoridade Policial local para os procedimentos legais, sendo que ela fora autuada em flagrante delito pelos crimes de Abandono de Incapaz e Maus-Tratos, sendo recambiada à Delegacia de Araguatins, onde se encontra à disposição da Justiça. Já as crianças ficaram sob a responsabilidade do Conselho Tutelar que providenciou a entrega das crianças a uma senhora conhecida como Espírito Santo, já que familiares se recusaram a abrigá-las.