Ramila Macedo
Funcionários da Construtora Tocantins, terceirizada da Prefeitura de Araguaína, paralisaram as atividades nesta terça-feira, 28, para cobrar a falta de pagamento. Uma mobilização em frente a Secretaria de Infraestrutura por volta das 7h marcou o início do ato. A empresa declarou que está com contratos atrasados há mais de cinco meses.
Uma retroescavadeira foi estacionada em frente ao prédio da Prefeitura na Av. José de Brito, exibindo faixas de cobrança. “Prefeito por favor nos pague. Funcionários Tocantins” dizia uma delas. Outra máquina também foi estacionada na Av. Cônego João Lima, no Setor Entroncamento, também exibindo faixa.
Ao Araguaína Notícias, o gerente da construtora, Tarles Junqueira, afirmou que a Prefeitura não tem horando os contratos, e que alguns já chegam até seis meses de atraso. Ele informou que a empresa mantém vários contratos com o município, como locação de máquinas e caminhões, construção das calçadas da Avenida Cônego João Lima e a recuperação de estradas vicinais de assentamentos rurais.
Segundo o gerente da construtora, a prefeitura não vai pagar esse ano, que a prioridade é com outros fornecedores. Junqueira disse que a empresa possui 36 trabalhadores que estão a serviço do município. Que mesmo com os atrasos, a empresa vinha custeando nos últimos meses por conta própria a manutenção de máquinas e salários. Mas que há 30 dias não conseguiu fazer o pagamento por falta do repasse.
“A intenção nossa é das melhores possível. Porque a gente quer o bem da gestão e da população. Mas chegou a um ponto que a gente não dá mais conta de manter uma estrutura desse porte. A gente não dá conta, porque a gente começa a atrasar” declarou.
O gerente informou que a Construtora Tocantins vai continuar com a paralisação dos serviços, (locação de máquinas, recuperação de estradas vicinais e construção de calçadas) até que o município regularize a situação.
Resposta da Prefeitura
"A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Infraestrutura, informa que desde a semana passada está agilizando o pagamento para a empresa Tocantins. A mesma possui dois contratos com a Prefeitura conveniados com recursos federais. Para que os recursos sejam liberados, trâmites legais devem ser executados à risca pela empresa, inclusive quanto à locação de equipamentos."
Caminhões lotam o pátio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e paralisam as atividades. Foto: Fernando Almeida |