Reconhecido como o maior município em extensão territorial do Estado do Tocantins, detentor de um dos maiores projetos de arroz irrigado em área contínua do mundo, totalizando 27.787 hectares de várzea, Formoso do Araguaia também é uma referência para pescadores de todo o Brasil.
Verdadeiro santuário da pesca esportiva, Formoso fica a 325 km de Palmas, sendo porta de entrada para o Parque Nacional do Araguaia, na Ilha do Bananal. É, também, a principal rota para aqueles que tiraram suas férias no mês de julho para se dedicarem a esta prática. Pescadores profissionais e amadores de várias regiões do país buscam a abundância de espécies como o tucunaré (azul, amarelo e pitanga), aruanã, pirarucu, jacundá, apaiari, saicanga, pirarara, barbado, fidalgo e surubim.
Seus principais pontos de pesca são os lagos Calumbi l e Calumbi II, Taboca, Piranhas, do Silvérlo, a Lagoa Formosa e os rios Formoso e Javaé. Mas, como todo bom pescador já sabe, para garantir uma boa pesca é preciso se afastar do centro urbano. No caso de Formoso, isto significa circular 30 a 70 km.
Apesar de receber pescadores o ano todo, é neste período que alguns operadores de turismo especializados montam estrutura receptiva para atender a este público. Seguindo as normas ambientais, o prazer é pescar os maiores peixes e soltá-los logo depois, para garantir a preservação desta rica região.
Muito além da pesca
Mas Formoso do Araguaia não oferece lazer somente aos pescadores. Entre seus atrativos encontra-se a Lagoa do Morro Azul. Distante 15 km da cidade, é um manancial de águas termais surgidas da fenda de um bloco de rocha calcária, em grande abundância, que formam uma bela e cristalina piscina natural.
Nas proximidades encontra-se uma formação rochosa conhecida como a Casa de Pedra e o Morro Azul, de onde é extraído calcário usado na agricultura para a correção do solo, cal, brita e granitina.