O celular é um dos dispositivos favoritos para fazer compras online.
Foto: Ilustrativa

A evolução dos meios digitais tem vindo a mudar o funcionamento da malha social brasileira e, hoje, o celular é um dos dispositivos favoritos para fazer compras online. Venha saber mais sobre a forma como o brasileiro faz suas compras digitais.

A evolução das tecnologias tem sido bem rápida e, hoje, os dispositivos que utilizamos servem vários propósitos.

Longe do propósito inicial, os celulares viraram verdadeiros micro computadores, com um potencial fantástico e que são frequentemente utilizados para atividades tão diversas como conversas de voz, de vídeo, de chat, jogos online, pesquisas e compras digitais.

Muitas pessoas aproveitaram esse potencial incrível dos dispositivos e aproveitam espaços como https://pt.shopify.com/dropshipping para lançarem seus projetos e se tornarem verdadeiros empreendedores digitais no mundo da Internet.

Com cada vez mais pessoas criando lojas online, não é estranho que os próprios hábitos de consumo do brasileiro se alterem, havendo uma maior procura pelos produtos online.

De fato, os vários estudos realizados sobre essa temática indicam que o número de consumidores digitais tem vindo a aumentar e que a maioria dos brasileiros não só faz compras na Internet como opta por fazê-lo a partir do seu celular. Saiba mais sobre essa questão.

O brasileiro e as compras online no celular

Os celulares são o dispositivo do qual os brasileiros mais gostam. Na verdade, pesquisas recentes relacionadas com a administração e uso das tecnologias concluíram que existem, no país, mais de 230 milhões de smartphones ativos, o que, por si só, revela um aumento na ordem dos 10 milhões face ao ano anterior.

Numa pesquisa realizada junto de 5 centenas de lojistas e mais de 2 mil consumidores, tentou compreender-se a relação entre o mundo digital e o consumo, quais os incentivos sentidos pelos utilizadores no momento de comprar online e quais as razões pelas quais utilizavam o celular.

Segundo esta abrangente pesquisa, ao longo dos últimos 6 meses, a grande maioria dos brasileiros – cerca de 80% - realizaram compras através dos seus celulares, preferindo os smartphones como via para a concretização do seu consumo online.

No ano 2019, segundo o estudo da PwC – Global Consumer Insights – o número de brasileiros que afirma fazer este tipo de aquisição online pelo seu celular terá subido 35% face ao ano anterior (passando dos antigos 15% para 50%). Assim, além de existir uma grande percentagem de brasileiros a usar os smartphones para as suas compras online, o consumo está também a tornar-se mais intenso e regular.

Uma tendência internacional com o aumento do e-commerce

As alterações sentidas no consumo internacional motivaram várias mudanças no próprio mundo online.

Além do crescimento do número de espaços de e-commerce, o surgimento de novas formas de apoio ao empreendedor digital têm criado oportunidades que levam ao aparecimento de estruturas cada vez mais diversas e interessantes para os consumidores.

Dados de 2018 do SEBRAE, ainda assim, indicam que o potencial de subsistência das lojas online brasileiras é bastante baixo, devido à forte concorrência, tornando-se importante explorar alternativas comerciais distintas, como o dropshipping.