Notícias

Mais 50 policiais são aperfeiçoados por meio do Integra PC em Araguatins

Curso teve duração de três dias e reuniu policiais civis, militares e penais

O objetivo do Integra PC é capacitar cerca de 550 profissionais que compõem as forças de segurança do Tocantins, até o final de 2022.
Foto: Luiz de Castro/Gov. TO

Nesta quinta-feira, 11, em Araguatins, mais 50 alunos, entre policiais civis, militares e penais, concluíram o Integra PC, um curso de aperfeiçoamento intelectual e operacional que visa integrar as forças de segurança e fortalecer a atuação dos policiais em suas atribuições.

Participando do encerramento no Clube de Tiros da cidade, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, falou da importância da realização de ações de capacitação e da integração entre as forças de segurança. 

“Fiz questão de vir até aqui para parabenizar a vocês que se dedicaram e dizer que esta gestão está alinhada com todos vocês. Temos que fortalecer esse sentimento de integração, de agentes de segurança desempenhando cada um, a sua função, mas de forma coesa e fortalecida. Queremos cada vez mais melhorar as técnicas, aumentar a quantidade de dias do curso, de vagas, para que mais profissionais possam participar. Queremos nossas forças aperfeiçoadas e prontas para prestar um serviço de qualidade à população”, disse o secretário. 

A agente de polícia Ana Célia de Sousa, que atua em Axixá, fez questão de destacar a qualidade do Integra PC. “A dinâmica do curso foi muito bem elaborada e eu nunca tinha participado dessa política de integração. Aqui conhecemos pessoas e revemos outras que eu mesma tinha visto há 16 anos. Essa integração serviu para fazermos novas conexões de trabalho e também de amizade”, disse.

Já o policial penal que atua na regional de Arraias, Alexandre Francisco Alves, ressaltou que a integração é uma tendência de futuro, de polícias modernas e  bem treinadas. “Essa integração é de grande importância pela possibilidade da troca de experiências, de técnicas e de conhecermos os policiais de outras forças. A sociedade só tem a ganhar com isso porque, quando as forças trabalham juntas, a tendência é o crime perder força. Quanto mais articulada a polícia, mais desarticulado o crime”, lembrou. 

Programação 

O curso teve duração de três dias. No dia 9, a abertura foi feita pelo assessor de gabinete da SSP, Fernando Ubaldo, e contou com uma palestra da psicóloga Leni Barbosa, que atua na Gerência de Valorização do Servidor e falou sobre Inteligência Emocional e Autocuidado. Também foi ministrada aula com o professor e delegado Luiz Gonzaga acerca da investigação criminal tecnológica. 

Na quarta, 10, por meio de aula teórica e prática, o Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) falou, entre outros temas, sobre técnicas de abordagem em zona urbana e rural. 

Já nesta quinta-feira, 11, os instrutores do Gote  orientaram sobre a prática de tiro.

Integra PC

O Integra PC é um curso de aperfeiçoamento realizado na modalidade presencial e à distância, com aulas ministradas na Capital e nas cidades sedes das Delegacias Regionais da Polícia Civil. O objetivo é capacitar cerca de 550 profissionais que compõem as forças de segurança do Tocantins, até o final de 2022. A próxima edição do curso acontece na cidade de Guaraí.