Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira, 25, o Governo do Tocantins destaca os cerca de 285 km de rodovias nas regiões sul e sudeste do estado que estão passando por obras de reconstrução ou recuperação.
As obras contemplam a segunda etapa do Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema), pelo Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) do Banco Mundial, em parceria com o Governo do Tocantins.
Ao todo, serão 1.382,86 km que serão reconstruídos e recuperados em todo o Tocantins. A primeira ordem de serviço contempla as regiões sul e sudeste do estado.
Região Sudeste
De acordo com a Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), vários trechos já estão com as obras em fase de conclusão. Como a recuperação e reconstrução da TO-040, que liga o município de Novo Jardim com a divisa do estado da Bahia; da TO-110 que dá acesso a uma região conhecida como "Garganta" (Divisa TO/GO); também na TO-110 ligando o entroncamento TO-040, em Novo Jardim; de Novo Jardim a Ponte Alta do Bom Jesus; e de Ponte Alta do Bom Jesus ao entroncamento da BR- 242, em Taguatinga.
Em breve, serão reconstruídos também os trechos que ligam Taguatinga a Aurora; de Aurora a Lavandeira; de Lavandeira a Combinado; de Combinado a Novo Alegre; e de Novo Alegre a Divisa TO/GO. O Governo também fará a revitalização da rodovia que dá acesso ao balneário turístico do Rio Azuis, em Aurora.
“A região sudeste é rica em minério, tem um potencial turístico fantástico, já é produtora de grãos, carne e frutas, tem agora a piscicultura para oferecer oportunidades para grandes e pequenos produtores. Eu vejo que o sudeste vai crescer muito. E o nosso trabalho é fazer com que às pessoas da região possam aproveitar as oportunidades que vão aparecer”, afirmou o Governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse.
Região Sul
Já na região sul, foram iniciadas as obras de pavimentação asfáltica da TO-141, que liga o município de Palmeirópolis a divisa com o estado de Goiás. Além da alteração do traçado do trecho da rodovia TO-387, conhecido como "Apertado da Hora".
As especificidades da TO-141 foram determinadas após estudos de viabilidade técnica. Um projeto moderno e arrojado, desenvolvido após estudos de tráfego, ambiental e de viabilidade socioeconômica.
O sistema utilizado é o TSD (Tratamento Superficial Duplo), que levam duas camadas de britas intercaladas com emulsão asfáltica com a sobreposição do acabamento em microrrevestimento asfáltico. Materiais apropriados para suportar a carga calculada para a rodovia.
A pavimentação do trecho é uma demanda antiga da população de Palmeirópolis e região que é uma grande produtora de látex no Tocantins. “Além do látex, a região é grande produtora de gado e a obra vai facilitar e melhorar o escoamento dessa produção”, destacou o Governador Carlesse.