
Os servidores da Rede Municipal de Ensino de Araguaína estão participando do Projeto Rota Azul, que leva capacitações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para todas as escolas e creches do município. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Araguaína, por meio da Clínica Escola Mundo Autista.
O projeto tem como foco oferecer formações direcionadas em dois eixos: manejo de comportamento e estratégias de alfabetização de estudantes com TEA. A proposta é capacitar desde professores até equipes administrativas, incluindo porteiros e auxiliares de serviços gerais, ampliando o alcance para todos os profissionais que mantêm contato diário com os alunos. Nesta etapa, todo o quadro pedagógico está recebendo a capacitação.
“A Secretaria Municipal de Educação por meio da Clínica Escola Mundo Autista, Superintendência de Educação de Tempo Integral e Gerência de Ensino Especial realiza o Rota Azul na Rede Municipal de Ensino, visando promover encontros formativos com palestras sobre TEA, além de levar sugestões à equipe escolar sobre como atender as especificidades das crianças neuroatípicas para todas as unidades de ensino do município. É um projeto inédito, realizado com responsabilidade, colaboração e amor”, explica a diretora da Clínica Escola Mundo Autista, Glauciana Monteiro Chuary Valadares.
Como está sendo realizado?
As formações acontecem em cada uma das escolas e creches do município, com um dia de capacitação reservado para cada unidade. São ofertadas palestras nos turnos matutino e vespertino, sempre após o horário do recreio, conduzidas pela equipe da clínica, que adapta o conteúdo à realidade de cada escola.
Ao todo, 3.299 servidores vão participar das atividades. Atualmente, a rede municipal atende cerca de 23 mil alunos, sendo que 919 são diagnosticados com TEA.
“O nosso objetivo é capacitar os profissionais das escolas para que eles se sintam realmente capazes de receber essas crianças e, desse modo, elas se sintam acolhidas dentro do ambiente escolar e compreendidas nas suas dificuldades. A ideia é que os colaboradores consigam absorver o conhecimento necessário para trabalhar com esse público, pois a demanda é muito grande”, ressalta Jannete Milhomem, formadora da clínica-escola.
Encontros personalizados
De acordo com a Secretaria da Educação (SEMED), o formato foi pensado para atender cada comunidade escolar separadamente, com encontros menores que permitem esclarecer dúvidas e adaptar as práticas pedagógicas diretamente ao dia a dia das unidades.
Amanda Marques, professora da rede municipal há quatro anos, participou da capacitação na Escola Municipal Domingos Sousa Lemos e destacou a importância da formação.
“Todos os anos a gente recebe e acompanha alunos com alguma dificuldade, seja em decorrência do TEA, TOD ou TDAH. E a gente às vezes se sente perdido porque não temos essa formação direcionada. A partir dessa capacitação, poderemos fazer um melhor trabalho, um melhor acolhimento e promover melhor desenvolvimento para as crianças. Vimos que as palestrantes são bem capacitadas. Elas estão trazendo experiências que para nós, dentro da nossa sala, são difíceis de desenvolver. As ideias e recursos apresentados na formação são essenciais”, pontua.
Cronograma de palestras
Segundo a secretária da Educação, Marzonete Duarte, a expectativa das formações é grande entre os profissionais da rede, que receberão a formação até o final deste mês.
“As formações do Projeto Rota Azul já são consideradas umas das mais aguardadas pelos nossos professores, que estão em busca constante pelo aprimoramento de estratégias para atender com qualidade e sensibilidade os estudantes com TEA. Paralelamente, a SEMED informa que os atendimentos pedagógicos da clínica serão retomados a partir desta semana, após o período de reforma no prédio”, afirma.
Cada escola receberá a capacitação em um dia específico, nos horários de 9h30 às 11h30 e de 15h30 às 17h30. Confira o cronograma completo das escolas que ainda receberão as palestras:
· 03/09: Escola Municipal Gentil Ferreira Brito, Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos e CEI Elizabeth
· 04/09: Escola Municipal José Gomes Sobrinho, CEI Santa Clara e CEI Lusineide
· 05/09: Escola Municipal Joaquim de Brito Paranaguá, CEI Raimundo Alves Lira e Escola Municipal José Ferreira Barros
· 09/09: Escola Municipal Cora Coralina, CEI Joaquina Mota e Escola Municipal Luiz Gonzaga
· 10/09: Escola Municipal Léia Raquel Dias Mota, Escola Municipal Maria da Conceição Costa Luz e CEI Pequeno Príncipe
· 11/09: Escola Municipal Manoel Lira, CEI Natividade e Escola Meu Castelinho
· 12/09: CEI Criança Feliz, Escola João de Sousa Lima e CEI Fátima
· 15/09: Escola Olavo Bilac, CEI Boanice e Escola São Vicente de Paulo
· 16/09: Escola Municipal Moderna, CEI Gardene Mota e CEI Pedro Carreiro
· 17/09: Escola Municipal São Miguel, CEI Nossa Senhora dos Milagres e Escola Santa Luzia
· 18/09: CEI José Martins, Escola Tomaz Batista e CEI Dona Benta
· 19/09: Escola Municipal Salomão Cardoso, CEI Edília e Escola São Vicente de Paula
· 22/09: Escola Municipal Tereza Hilário, Escola Falcão Coelho e CEI Normando
· 23/09: CEI Mãe de Deus, Escola São Domingos e Escola Josefa Dias
· 24/09: CEI João Ribeiro e Escola Willian