Notícias

Raio atinge mão do Cristo Redentor de Araguaína e mata urubu que havia pousado no local

Caso aconteceu em Araguaína. A Diocese, que é responsável pelo monumento, afirmou que uma vistoria será realizada no local para avaliar se há algum risco na estrutura.

Ave foi atingida durante um temporal nesta quinta-feira (18)
Foto: Foto: TV Anhanguera/Reprodução

O raio que caiu no Cristo Redentor de Araguaína, no norte do estado, não afetou apenas o monumento, mas também matou um urubu. A ave havia pousado pouco antes da descarga elétrica justamente no local atingido.

O caso aconteceu nesta quinta-feira (18), durante um temporal. Um vídeo enviado à produção da TV Anhanguera mostra uma das mãos do Cristo danificada após ser atingida pelo raio.

Em novas imagens sobre as consequências da queda do raio é possível ver que a ave está caída no chão ao lado do monumento, junto com os destroços da parte atingida. O urubu ficou com um grande ferimento possivelmente causado pelo raio, o que causou a morte.

Por telefone, a Diocese de Araguaína, que é responsável pelo monumento, afirmou que uma vistoria será realizada no local para avaliar se há algum risco na estrutura. Caso ele apresente risco de desabamento de parte da mão, o local será isolado. A Prefeitura informou que vai se reunir com a Diocese para dialogar sobre as providências.

 

Mão do Cristo foi atingida por raio em Araguaína — Foto: Reprodução

 

Outra descarga

Em novembro deste ano, um raio atingiu o Cristo Redentor de Xambioá, também na região norte do estado. O impacto da descarga e fortes ventos fizeram com que a cabeça do monumento fosse arrancada.

O monumento foi construído entre os anos 2001 e 2004. Em nota, o município disse na época que equipes técnicas iriam avaliar os danos e adotar as medidas necessárias para a recuperação e preservação do monumento.

Íntegra da Prefeitura de Araguaína

Durante as fortes chuvas registradas no fim da manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro, o Monumento do Cristo Redentor de Araguaína foi atingido por uma descarga elétrica, ocasionando danos em uma de suas mãos. Atualmente, o monumento está sob concessão da Diocese de Araguaína.

Por se tratar de uma situação atípica, a Prefeitura de Araguaína informa que irá se reunir com representantes da Diocese para avaliar os danos e dialogar sobre as providências em relação ao ocorrido.